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João de Sousa

Sexta-feira, Junho 2, 2023

Consumo dos portugueses em alta

Optimismo dos consumidores portugueses continua em alta, agora a níveis que não se viam desde 92!

Segundo o estudo da Gfk, “Consumer Climate”, o ambiente positivo entre os consumidores portugueses continua a subir (2.º trimestre de 2017) em todos os indicadores de confiança, batendo mesmo o recorde histórico de 1992.

De acordo com o mesmo estudo, temos para Portugal:

  • Indicadores de expectativa económica: “batem um novo recorde vivido em Janeiro de 1992, atingindo agora o valor de 39,4 pontos, em Junho 2017. As expectativas de rendimento aumentam igualmente, atingindo agora o valor de 29,5 pontos, outro recorde. Comparando com o ano anterior subiu doze pontos e face ao último trimestre sobe quatro pontos.”
  • Indicador da propensão para a compra: “está com forte subida, atingindo um valor positivo, de 4,1 pontos, algo que não se verificada há mais de 20 anos. Este indicador subiu 25,6 pontos face a um ano e 13,9 pontos em comparação com o ultimo trimestre, o que reflecte a forte recuperação e subida dos índices de confiança do consumidor português.”

Prenúncios positivos para o desempenho do consumo e da economia portuguesa, para o segundo semestre deste ano.

Consumo na União Europeia

O mesmo estudo da Gfk  indica que continua, também, a verificar-se um ambiente positivo entre os Consumidores Europeus para 2.º trimestre deste ano. Referindo que “depois do pico de nove anos, que tivemos no início do ano, o clima de confiança continua em níveis elevados nos 28 países da União Europeia, fechando com 19,1 pontos no fim de Junho”.

Análise dos indicadores monitorizados, neste estudo, para os diferentes países da União Europeia:

  • Alemanha e França se verificam novos máximos, o ambiente sentido pelos consumidores está mais frio na Polónia e na Republica Checa;
  • Forte subida na confiança dos consumidores franceses (referido como “Efeito Macron”);
  • Cepticismo, preocupação e dúvida para os consumidores britânicos, com as conversações do “Brexit”, enfraquecendo deste modo os seus indicadores de confiança;
  • Itália e Grécia estão também no grupo de países onde as populações estão presentemente com os índices mais baixos e negativos, neste trimestre, mantendo a tendência negativa dos últimos meses;
  • Portugal e Espanha, uns dos vencedores neste trimestre, onde os consumidores continuam a melhorar a sua confiança no futuro e na melhoria da economia.

 

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