Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Abril 17, 2024

Cooperação entre Angola e União Europeia tem dinâmica académica

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), o Conselho de Reitores das Universidades Angolanas e a Associação das Instituições de Ensino Superior Privadas Angolanas (AIESPA) decidiram apoiar a dinamização de um Prémio Académico para trabalhos de pós-graduação.

O Prémio Académico Diálogos EU-Angola 2022 é uma acção da Facilidade de Diálogo União Europeia-Angola para atribuir prémios aos melhores estudantes de pós-graduação inscritos em Instituições de Ensino Superior angolanas sobre políticas públicas europeias e a cooperação entre Angola e a União Europeia.

Os prémios e o Júri de Seleccção

Segundo informações obtidas junto da organização, os prémios englobam:

  • A edição de uma publicação com os autores galardoados com prémios e menções honrosas;
  • A atribuição de uma viagem para visita às instituições europeias em Bruxelas aos autores e aos orientadores dos primeiros dez melhores trabalhos académicos;
  • A atribuição de até 20 menções honrosas aos melhores posters seleccionados;
  • A participação dos autores galardoados com prémios e menções honrosas e respectivos orientadores na Conferência Final da Edição de 2022 do Prémio e à atribuição de diplomas.

O Júri de Selecção é composto por membros das Entidades da “Facilidade de Diálogo”, nomeadamente a Dra. Ana Paula Oliveira (Delegação da União Europeia em Angola), a Dra. Carla Boaventura (Ministério das Relações Exteriores) e o Dr. José Fortes (Ministério da Economia e Planeamento).

Também integra o Júri um representante do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) de Angola, ainda por indicar, e quatro académicos representantes das Instituições de Ensino Superior de Angola.

Os académicos que integram o Júri de Selecção foram indicados pela Associação das Instituições de Ensino Superior Privado Angolanas (AIESPA) e pelo Conselho de Reitores das Universidades Angolanas (CRUANG).

Em representação da AIESPA foram recomendados o Prof. Doutor Albertino Candimba (Universidade Técnica de Angola) e o Prof. Doutor Manuel Azancot de Menezes (Universidade Privada de Angola).

Em representação do CRUANG foram indicados a Prof. Doutora Ermelinda Cardoso (Universidade Katyavala Bwila) e o Prof. Doutor Luiekakio Afonso (Universidade Agostinho Neto).

As candidaturas terminam a 15 de Julho de 2022 e devem ser dirigidas ao Júri de Selecção do Prémio Académico Diálogos EU-Angola 2022 e entregues em suporte digital através do email [email protected]


por Luís dos Santos, Angola

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -