Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 29, 2024

Corsos do Carnaval de Torres com sete novos carros alegóricos

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Os corsos diurnos de domingo e terça-feira e o nocturno de sábado, aqueles que envolvem os carros alegóricos, são um dos pontos altos do Carnaval de Torres Vedras. Fomos conhecer junto das empresas que os produzem o que nos reservam este ano.A Gate 7 tem a seu cargo quatro obras. A primeira já está visível, o Monumento ao Carnaval, inaugurado no dia 20 de Janeiro na Praça da República. “A Ira de Neptuno”, assim se chama a obra de arte, reúne figuras conhecidas da actualidade nacional e internacional, da política ao desporto e até da música, com Salvador Sobral em destaque, para além do omnipresente Zé Povinho.

Mensagens ecológicas da Gate 7

Para os corsos a Gate 7 produziu três carros alegóricos, todos com iluminação. O maior de todos tem 10 metros de comprimentos e quatro metros de largura. Chama-se “Surf Milionário” e é dedicado ao desporto. Tem as figuras de três futebolistas, Ronaldo, Messi e Neymar, em cima de pranchas de surf, com o fisco espanhol disfarçado de tubarão atrás deles.

“Trump(a) para o planeta” é outro dos carros da Gate 7. A figura central é o presidente dos Estados Unidos, sentado numa sanita decorada com o mapa-mundo sendo o papel higiénico o Tratado de Paris. O líder norte-coreano surge atrás, pronto para atacar.

A outra viatura da mesma empresa dá pelo nome de “Maré negra” e, segundo Bruno Melo, é feita a partir de materiais reciclados de carros usados em anos anteriores. Tem uma forte mensagem ecológica e pretende chamar a atenção para a poluição do planeta, por culpa do capitalismo.

Impacto Visual e a sátira política

Outra empresa torriense, a Impacto Visual, produziu também três carros (para além do carro dos reis, que é o mesmo dos últimos anos). Um deles chama-se “Cadeia alimentar” e mostra o Zé Povinho a ser comido por António Costa, este a ser comido Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia; que por sua vez é comido por Angela Merkl, chanceler alemã.

“Via rápida” é o nome de outro carro da Impacto Visual, dedicado à sátira política local. O cenário é todo percorrido por uma via rápida entre Santa Cruz e Torres Vedras, onde se podem ver os vereadores da Câmara, os seis do partido do poder (PS) em posição de destaque e os três da oposição (PSD) mais atrás.

Por último, o “Octopusmarcelo”. De acordo com o artista Hélder Silva, da Impacto Visual, representa Marcelo Rebelo de Sousa na pele de um polvo, que tudo quer abraçar e a todo o lado quer chegar com os seus tentáculos.

Sarzedas aponta à política nacional

Falta o habitual carro do artista Fernando Sarzedas. Chama-se “Ataque ao Zé” e tem novamente o inevitável Zé Povinho, desta vez em cima de uma jangada a transportar um pequeno cofre. Atrás dele surgem duas embarcações piratas: uma da “gerigonça”, com os piratas António Costa, Catarina Martins e Jerónimo de Sousa; e o outro com os piratas da oposição.

Este segundo barco teve de ser alterado nos últimos dias. Era para ter o boneco de Passos Coelho no comando do barco e Assunção Cristas como tripulante. Mas com as mudanças na liderança do PSD a caricatura de Cristas passou para a frente do navio e Fernando Sarzedas teve de construir o boneco de Rui Rio, que agora surge mais atrás no barco a afiar a espada. São as contingências de quem trabalha em sátira política, tem de ter a criatividade de se adaptar à actualidade.

Segundo a organização, este ano são esperadas cerca de 350 mil pessoas, num Carnaval que tem como tema “Mares e Oceanos”. O orçamento é de cerca de 650 mil euros.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Auto-retrato, Pablo Picasso

Mentores espirituais

- Publicidade -