Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

David Vencedor de Golias, Caravaggio

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“David Vencedor de Golias”, de Caravaggio. Caravaggio foi considerado o maior pintor italiano de seu tempo.A rebeldia e a crescente inquietação do pintor está aqui bem à vista, quando opta pelo “pequeno” no confronto com o “grande”. Diz-nos que é possível o mais fraco (fraco até quando?) vencer apesar da aparente disparidades de apoios.

A meu ver, este quadro é um dos monumentos tenebristas da obra de Caravaggio. A excelência dos jogos de luz, as magníficas carnações geometrizadas, uma certa aura de crueldade misteriosa (e necessária) conflui para a assumpção de uma beleza inexcedível.

Informação adicional

Artista: Caravaggio
Dimensões: 1,1 m x 91 cm
Material: Tinta a óleo
Criação: 1599
Género: Pintura histórica
Assunto: David, Golias
Local: Museu do Prado

Michelangelo Merisi da Caravaggio 1903-1962

Sobre Caravaggio foi dito que foi um revolucionário, quer pela sua vida turbulenta, quer pelo facto da sua pintura ter proposto uma oposição consciente ao Renascimento e ao Maneirismo.

Procurou, sempre, a intensidade de efeitos através de veementes contrastes entre o claro e o escuro que modelam as figuras e objectos, e através de uma presença física de um vigor incomparável. Ao evitar qualquer vestígio de idealização e fazer do realismo a sua bandeira, Caravaggio pretendia que nenhum espectador ficasse indiferente aos seus quadros.

Considerado o maior pintor italiano de seu tempo, aprendeu a pintar com Simone Peterzano e, sobretudo, a partir do estudo das obras de alguns artistas venezianos. Algumas de suas obras são rejeitadas pelo naturalismo com o qual aborda as paisagens bíblicas, mas não faltaram mecenas dispostos a adquirir de bom grado aqueles quadros que o clero não via com bons olhos.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

Mentores espirituais

E agora Marcelo?

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -