Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Outubro 21, 2021

Declaração do Presidente Obama sobre os ataques em Paris

Mais uma vez assistimos a um ultrajante ataque que visa aterrorizar civis inocentes. Este não é um ataque apenas a Paris, é um ataque não só contra o povo francês mas também contra toda a  Humanidade e os Valores Universais que partilhamos

 

Presidente Obama - Declarações sobre os ataques em Paris

Boa noite a todos.

Quero apenas tecer alguns comentários sobre os ataques que se perpetraram, esta noite, em Paris. Mais uma vez, assistimos a um ultrajante ataque que visa aterrorizar civis inocentes. Este não é um ataque apenas a Paris, é um ataque não só contra o povo francês mas também contra toda a Humanidade e os Valores Universais que partilhamos.

Estamos preparados e prontos para providenciar qualquer tipo de apoio ao governo e ao Povo franceses. A França é o nosso aliado mais antigo. O povo francês tem estado ao lado dos EUA desde sempre. E nós queremos deixar bem claro que estaremos ao seu lado na luta contra o terrorismo e o extremismo.

Paris representa por si só, os valores intemporais do progresso da humanidade. Aqueles que pensam que podem aterrorizar o povo francês e os valores que ele representa estão equivocados.

O povo americano vai buscar forças ao compromisso dos franceses perante a Vida, a Liberdade e a busca da Felicidade.

Neste momento de tragédia, recordamos que os valores da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade não são exaltados apenas pelos franceses, mas são valores que também nós partilhamos. E esses valores irão consolidar-se muito para além de qualquer acto de terrorismo ou do ódio daqueles que cometeram os crimes desta noite.

Faremos tudo o que for necessário para trabalhar em conjunto com o povo francês e com outras nações no mundo para levar estes terroristas à Justiça e para perseguirmos qualquer rede terrorista que persiga o nosso povo.

Não conhecemos ainda todos os detalhes do que se passou. Temos estado em contacto com as entidades francesas no sentido de transmitirmos as nossas condolências  às famílias das vítimas, oferecendo as nossas preces e pensamentos a todos os que foram feridos. Oferecemos-lhes todo o nosso apoio. A situação está ainda em desenvolvimento. Decidi não falar já com o presidente Hollande pois acredito que esteja neste momento, muito ocupado. Na verdade, e por coincidência, ainda esta manhã, falei com ele com o objectivo de preparar a reunião do G20. Mas acredito que estarei em contacto directo com ele nos próximos dias e estaremos em sintonia em todas as acções que eles pensem ser úteis na investigação aos acontecimentos.

Esta situação é confrangedora. E claro que todos nós, aqui nos Estados Unidos, sabemos como é. Também nós passámos por momentos semelhantes. E sempre que este tipo de ataques aconteceram pudemos contar com a solidariedade do povo francês.

Têm sido um parceiro extraordinário na luta contra o terrorismo e pretendemos estar ao lado deles da mesma forma.

Estou certo de que nos dias que se seguem, saberemos muito mais acerca do que se passou realmente e os elementos das minhas equipas assegurarão a comunicação com a imprensa para assegurar que vos é fornecida informação precisa.

Não quero especular neste momento quanto a quem são os responsáveis por isto. Parece haver ainda actividade e perigo, no momento em que falamos. Assim, até que saibamos, por parte das autoridades francesas, que a situação está controlada e que tenhamos mais informação, não quero especular.

Muito obrigado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -