Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Setembro 16, 2024

DEMOCRACIA mudança

Clube dos Pensadores recebe Paula Teixeira da Cruz na apresentação do livro “DEMOCRACIA mudança” de Joaquim Jorge.Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP), convidou Paula Teixeira da Cruz, antiga Ministra da Justiça, para estar presente na apresentação/debate do livro “DEMOCRACIA mudança”, que se realiza dia 18 de Setembro (segunda-feira), pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn em Gaia.

 

Preocupa-me muito o sistema político português e a forma como se faz política em Portugal. Os casos de corrupção, a desresponsabilização política e o à – vontade com que os seus actores encaram esta situação, parecendo que tudo é normal e natural. Procuro fazer alguma coisa pela cidadania e dar o meu humilde contributo pensando um pouco na política e prestando-lhe alguma atenção”.

 

O livro “DEMOCRACIA mudança” é publicado pela Quinto Império Editora.

Segundo o autor “É preciso reinventar a democracia e o funcionamento dos partidos. A nossa democracia precisa de mudança. O sistema político precisa de mudança: nova lei dos partidos políticos; nova lei do financiamento dos partidos; novas leis eleitorais. Luto por uma mudança de mentalidades e comportamentos e uma revolução pacífica de ideias.”

E acrescenta “A democracia não consiste unicamente em votar. Votar é uma condição necessária mas insuficiente para a democracia. Votar é uma maneira muito pobre de intervir. A democracia apesar de ser o melhor modelo político enferma de defeitos, entre eles: abstenção e mau funcionamento da justiça. A abstenção é um problema da nossa democracia. Culpa dos partidos que não se abrem à sociedade e não fazem as escolhas dos seus candidatos que vão de encontro ao desejo dos eleitores.”

Concluindo “Não há democracia sem justiça. É preciso que os cidadãos interiorizem que a justiça funciona. Vivemos num país que carece de princípios morais para condenar os infractores. A corrupção floresce graças à tolerância de pessoas que rodeiam o corrupto, pensando em beneficiar dessa situação, e de seguida, fazer os seus negócios.”

Paula Teixeira da Cruz, ex-Ministra da Justiça, irá fazer a apresentação da obra.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -
76748 76128 45638 45639