Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Maio 25, 2022

O Desprezo no cartaz oficial da 69ª edição

cartaz oficial do 69º Festival de Cannes - 2016Como tem sucedido nas últimas edições, o Festival de Cannes continua a homenagear a história do cinema nas imagens seleccionadas para o cartaz oficial do certame.

Depois da escolha do rosto de Ingrid Bergman para mostra da edição do ano passado, eis que, este ano, essa opção recai sobre uma imagem marcante do filme de Jean-Luc Godard, O Desprezo, de 1963, rodado num brilhante cinemascópio, para ilustrar a 69ª edição que decorre de 11 a 22 de Maio próximo.

Uma imagem de brilho intenso dominada pela escadaria que Michel Piccoli sobre durante a rodagem do filme dentro do filme, realizado por Fritz Lang, com o horizonte do Mediterrâneo ao fundo. Uma escada que é também o telhado de uma villa desenhada pelo escritor Curzio Malaparte, que será seguramente comparada aos degraus que todos os dias iremos subir na mítica passadeira vermelha em idêntico convite ao sonho.

Talvez por isso seja adequada a citação com que abre o filme: “O cinema substitui a nosso ver um mundo que se concede aos nossos desejos”. Não vemos Birgitte Bardot, é certo, aqui num dos seus papéis mais intensos, mas sabemos que ela lá está. É isso o sonho.

A autoria do cartaz é de Hervé Chigioni e do seu designer gráfico Gilles Frappier. A identidade visual de 2016 foi criada por Philippe Savoir (Filifox).

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -