Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Maio 23, 2022

Dia Nacional do Pescador comemorado em Peniche

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

Peniche assinala o Dia Nacional do Pescador com um conjunto de iniciativas divididas pelos dias 31 de Maio e 3 de Junho.O último dia do mês de Maio foi designado por decreto de 1997 para celebrar e evocar a dura faina protagonizada por aqueles que, dia após dia e noite após noite, fazem do mar e da pesca o seu quotidiano.

A actividade de pescador tem vindo a ser assinalada em dois momentos, visando conciliar a celebração oficial da data com a disponibilidade dos celebrados. Embora este ano o dia 31 de Maio coincida com um feriado nacional, as actividades acabam por decorrer nesse dia e durante o fim-de-semana seguinte, como tem sido usual nos últimos anos.

No dia 31 de Maio, pelas 16 horas, a bordo da traineira “Afrodite”, no Porto de Pesca de Peniche, será apresentado o projecto “Territórios com História”. A “Gastronomia de bordo” será tema de conversa e motivo para a realização de um showcooking e degustação de receitas de bordo, sob a direcção da chef Patrícia Borges.

O projecto “Territórios com História: o Mar, as Pescas e as Comunidades” une três municípios – Ílhavo, Murtosa e Peniche – que estão ligados pela temática do mar e pelo que este representa nas histórias locais, associadas à pesca longínqua, costeira e lagunar. É financiado ao abrigo do programa Centro 2020.

No dia 3 de Junho, domingo, pelas 9 horas serão lançados foguetes e, pelas 13 horas, a cantina da Câmara Municipal será o ponto de encontro para um almoço convívio de homenagem ao pescador de Peniche. Implantado à entrada da “Ribeira Velha”, o Monumento ao Pescador é onde, pelas 15 horas, será feita a deposição de uma coroa de flores.

Durante a tarde, a fundição e a metalo-mecânica serão as actividades objecto da homenagem. Segue-se uma sessão de fados com os fadistas locais Cristina Luz e Emanuel Soares. A celebração de uma missa em homenagem aos homens do mar, na igreja da Ajuda, pelas 19 horas, encerra em Peniche a celebração do Dia Nacional de Pescador 2018.

Foto: DR

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -