Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Direitista Boris Johnson é eleito primeiro-ministro do Reino Unido

Boris Johnson foi eleito líder do Partido Conservador britânico e, em consequência, primeiro-ministro do Reino Unido, segundo o resultado da eleição interna da legenda divulgado nesta terça-feira (23).

Johnson, que partia como favorito para suceder Theresa May, concorria contra o atual ministro das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, em um processo eleitoral que tinha começado no último mês junho após o anúncio da renúncia da premier devido à crise do Brexit.

Johnson, ex-prefeito de Londres, é um político de direita, com estilo caricato e histriônico. É também Político, jornalista, apresentador de TV.

O novo líder conservador venceu seu concorrente com uma grande margem de votos: 92.123 contra 46.656 de Jeremy Hunt. A posse será hoje, quarta-feira (24), quando Theresa May lhe entregará o cargo,  Johnson é um defensor do Brexit, com ou sem acordo, e tem identidade política com o presidente dos EUA, Donald Trump, que o apoiou publicamente. “Acho que ele fará um ótimo trabalho. Acho que teremos uma ótima relação”, disse Trump antes de a vitória de Johnson ser oficializada.

O líder conservador britânico também é um adepto da política imperialista linha dura. Ele incentivou May a fazer um ataque conjunto com os Estados Unidos e a França contra a Síria em 2018.

No mesmo ano, ele atribuiu à Rússia a culpa pelo envenenamento de um ex-espião russo em Salisburg, mesmo não tendo prova do envolvimento. O episódio causou uma crise diplomática com a Rússia, que persiste ainda hoje.

União Europeia espera trabalhar com Boris Johnson no acordo do Brexit

O negociador da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier, expressou nesta terça-feira (23) sua disposição de trabalhar para uma saída ordenada do Reino Unido com Boris Johnson, que ganhou as primárias para se tornar primeiro-ministro britânico.

Estamos ansiosos para trabalhar construtivamente com o primeiro-ministro Boris Johnson quando ele tomar posse, e para facilitar a ratificação do Acordo de Retirada e alcançar um Brexit ordenado”.


Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial Brasil247 / Tornado


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Exit Costa

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -