Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Dizer a verdade sobre Timor

Timor Sea Justice Campaign. Campanha sobre o Mar de Timor. Veja o documento elaborado pela Sister Susan Connelly, uma freira australiana e activista da justiça do mar de Timor,  para iluminar décadas de engano e negócios nas negociações de petróleo e gás da Austrália com Timor-Leste

Dizer a verdade sobre Timor

 



Os Timorenses libertaram Timor

As alegações de alguns políticos australianos de que apoiavam a liberdade timorense não são apoiadas pelos factos.
O povo, e não os governos, mostrou-se amigo do povo timorense.

Os negócios oficiais da Austrália com Timor-Leste foram orientados desde o início pelo desejo de acesso aos recursos do Mar de Timor e pela manutenção de relações estáveis com a Indonésia.

O trabalho das tropas australianas a partir de Setembro de 1999 deve receber o devido reconhecimento. É de recordar, no entanto, que o apoio oficial australiano começou apenas após os Timorenses enfrentarem a morte, optando por arriscar uma votação. Em contraste, os australianos comuns estavam com Timor quando nenhum governo o faria. Muitos continuam a trabalhar com o povo timorense.

O 20º aniversário da votação da Independência deve ser marcado pela humildade australiana silenciosa. Regozijamo-nos com o triunfo timorense, mas reconhecemos que foi a fé, a coragem, o sentido de identidade e a vontade do povo timorense de sofrer pela justiça e pelos seus filhos, o que acabou por libertá-los da opressão.

Visite o antidotefilms.com.au para ver documentário de Gil Scrine sobre o livro “Reluctant Savior“, de Clinton Fernandes.

(ou veja em Austrália(gate))





Transferência Bancária

Nome: Quarto Poder Associação Cívica e Cultural
Banco: Montepio Geral
IBAN: PT50 0036 0039 9910 0321 080 93
SWIFT/BIC: MPIOPTPL

Pagamento de Serviços

Entidade: 21 312
Referência: 122 651 941
Valor: (desde €1)

Pagamento PayPal

Envie-nos o comprovativo para o seguinte endereço electrónico: [email protected]

Ao fazer o envio, indique o seu nome, número de contribuinte e morada, que oportunamente lhe enviaremos um recibo via e-mail.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

E agora Marcelo?

Exit Costa

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -