Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Elas cantando por elas: Festival Luz Del Fuego apresenta mulheres empoderadas, no domingo

Marcos Aurélio Ruy, em São Paulo
Marcos Aurélio Ruy, em São Paulo
Jornalista, assessor do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo

Acontece neste domingo (6), das 14h às 19h, a nova edição do Festival Luz Del Fuego pelo canal do YouTube oficial do importante festival que nasceu em 2019 para dar voz à música independente feita por mulheres empoderadas.

Elas por elas cantando a força feminina para se impor num país extremamente hostil às mulheres. Idealizado por Gabriela Brown e Louisy Carvalho, o nome do festival presta homenagem à artista Dora Vivacqua (1917-1967).

Lira, de Gabriela Brown

A capixaba Dora se apresentava como Luz Del Fuego e foi protagonista do feminismo na cultura como dançarina, atriz e escritora. Contam historiadores, que ela se tornou a primeira nudista do país ao se apresentar nos palcos nua, coberta por duas cobras enroladas em seu corpo, noas anso 1920.

Louisy explica que o festival “é um projeto com uma premissa bem afetuosa, bem afetiva, de presença de mulheres com outras mulheres do ramo musical” e por isso se fez necessária a retomada do projeto “neste período de pandemia, porque a única saída para profissionais da música é fazer live, e com isso, essa disparidade de gênero se tornou mais gritante ainda”.

Açaí, de Morenna

Se apresentam nesta edição as artistas Morenna, Afronta Mc, Gabriela Brown, Indy Naíse, Jasper e Gana, Julia Mestre, Luiza Boê, Transe, Luiza Dutra e Bella Mattar. Grandes nomes que despontam na música popular brasileira independente.

Ela Se Foi, de Bella Mattar

São vozes femininas cantando o que as mulheres querem para as suas vidas. Além de mostrar a força do feminismo como esperança de um futuro de igualdade e respeito à dignidade humana. Boa oportunidade de conhecer esses novos talentos da MPB.


Texto em português do Brasil

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -