Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Eleitores críticos quanto à actuação de partidos

espanha-bandeira
Uma sondagem hoje divulgada em Espanha mostra que 94% dos inquiridos não gosta da actual situação política. Se novas eleições decorressem, o sentido de voto da população seria muito semelhante ao manifestado na última ida às urnas em 2015: 27,7% dos inquiridos votaria no PP de Mariano Rajoy (o ainda primeiro-ministro espanhol), 21% votaria no PSOE de Pedro Sánchez, 18,8% votaria no partido Ciudadanos (liderado por Albert Rivera) e 15,9% no partido Podemos de Pablo Iglesias, enquanto que a abstenção chegaria aos 27% de eleitores. A Izquierda Unida –Unidad Popular alcança 6,9% da preferência dos eleitores.

A sondagem do jornal espanhol El País/Metroscopia surge a trinta dias do final do prazo, determinado por lei, para que surja um governo estável, que poderá ser baseado numa coligação. Se tal não acontecer até dia 2 de Maio, serão convocadas novas eleições, cenário que parece provável para os inquiridos da sondagem. Sobre os partidos estarem unidos ou desavindos, a sondagem do El País mostra que os cidadãos que participaram na sondagem acreditam que há discórdia no seio das organizações partidárias, com excepção do Ciudadanos. 57% acredita que há desunião do PP (contra 40% que acredita haver coesão); 66% considera que o PSOE está desunido, contra 31% que acredita no oposto; 65% acha que o Podemos enfrenta cisões internas, contra 30% dos inquiridos; e no caso do Ciudadanos, 83% crê na coesão interna (contra 11%).

O Podemos é o partido mais “castigado” pelos eleitores, de acordo com a análise do jornal espanhol à sondagem, uma vez que a imagem de Pablo Iglesias sofreu um desgaste. E serão duas, as razões: por um desentendimento público que teve com o seu vice, Íñigo Errejón (discordam tanto no modelo do partido como na forma de dialogar com os socialistas) e pela ideia, entre os eleitores, de que não se esforçou o suficiente para desbloquear a situação política. Em contrapartida, Izquierda Unida –Unidad Popular beneficiou do retrocesso do Podemos, uma vez que nesta sondagem duplicou a preferência de voto (nas eleições gerais alcançou 3,7%).

A maioria dos eleitores espanhóis prefere uma pluralidade de formações políticas no Parlamento, contra o tradicional sistema bipartidário que tem vigorado no país. Num ponto, partidos políticos e eleitores estão de acordo: não estão dispostos a que decorram terceiras eleições gerais. Os espanhóis atribuem à falta de vontade política o arrastar do impasse para formação de Governo a que se tem assistido.

Mais de três meses passados sobre as eleições legislativas em Espanha, esta sondagem mostra que os cidadãos manifestam descontentamento sobre o impasse que existe.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -