Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Agosto 19, 2022

Em quem confiam os brasileiros…?

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

A instituição em que os brasileiros depositam maior confiança é a instituição militar: 80% confia nas F.A e só 18% não confia.

Os resultados de recente sondagem do Datafolha mostram que 45% dos brasileiros têm um alto nível de confiança nas F.A., 29% na presidência, 25% no poder judiciário, 24% nos media, 22% nas grandes empresas e 8% no Congresso. Síntese: os militares estão no topo e os políticos no fundo da hierarquia de confiança dos brasileiros.

Na leitura que o Datafolha faz do seu trabalho:

as Forças Armadas seguem como a instituição mais confiável para os brasileiros, com certa vantagem sobre as demais. 45% dos brasileiros com 16 anos ou mais confia muito nas Forças Armadas e 35% confiam um pouco. Há ainda 18% que não confiam nas Forças Armadas e 2% não tem opinião a respeito.

“Na sequência, com maior nível de confiança, aparece a Presidência da República (29% confiam muito, 41% confiam um pouco e 29% não confiam). Num patamar abaixo estão Ministério Público (25% confiam muito, 50% confiam um pouco e 22% não confiam), Poder Judiciário, considerando juízes e desembargadores (25% confiam muito, 49% confiam um pouco e 24% não confiam), imprensa (24% confiam muito, 48% confiam um pouco e 26% não confiam) e grandes empresas (22% confiam muito, 51% confiam um pouco e 26% não confiam). O Supremo Tribunal Federal, que apesar de fazer parte do Judiciário é tema de consulta exclusiva, merece muita confiança de 18%, um pouco de confiança 46% e nenhuma confiança de 32%.

“O Congresso Nacional é tido como muito confiável por 8% e como um pouco confiável por 49%. Para 41%, é nada confiável. O conjunto de deputados e senadores supera somente os partidos políticos, nos quais 5% confiam muito, 39% confiam um pouco, e 54% não confiam.”


Brasileiros veem Forças Armadas como instituição mais confiável


Exclusivo Tornado / IntelNomics


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -