Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Outubro 23, 2021

Embora maioria tenha votado a favor, Trump escapa de impeachment

O resultado foi de 57×43 votos favoráveis à condenação; mínimo necessário seria 67. Sete republicanos votaram para condenar Trump.

O Senado dos EUA votou neste sábado (13) contra o impeachment de Donald Trump pela acusação de incitar a insurreição, em razão da manifestação que resultou na invasão do Capitólio em 6 de janeiro. Embora a maioria dos senadores tenha votado a favor do impeachment, em um placar de 57×43, a proporção mínima de dois terços da casa, ou 67 votos, não foi atingida.

Sete republicanos votaram pela condenação de Trump. Segundo o site Politico, foi a primeira vez desde 1868 que a maioria do Senado votou para condenar um presidente em um processo de impeachment. No entanto, a votação indica que o ex-presidente ainda é uma figura relevante no Partido Republicano.

A análise do processo contra Trump durou cinco dias. Tanto republicanos quanto democratas tinham interesse em que a tramitação acontecesse de forma acelerada. Os correligionários de Trump querem deixar para trás o episódio do Capitólio, enquanto os membros do Partido Democrata querem abrir espaço para a agenda de governo do recém-empossado Joe Biden.

Nesse sábado, o Senado chegou a aprovar a convocação de uma testemunha. Os democratas queriam ouvir a deputada republicana Jaime Herrera Beutler, que afirmou na noite de sexta-feira que outro deputado, o líder da maioria Kevin McCarthy, recebeu uma ligação de Trump no momento da invasão ao Capitólio que indicava que o então presidente apoiava os invasores.

O movimento surpreendeu, pois o arrolamento de uma testemunha poderia fazer com que o processo se estendesse e a acusação de impeachment não fosse votada hoje. Posteriormente, no entanto, os democratas da acusação entraram em um acordo com a defesa de Trump e desistiram de ouvir Herrera Beutler. O chefe da acusação, James Raskin, leu em voz alta uma declaração da parlamentar para ficar nos autos do processo.


Texto original em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -