Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Junho 16, 2024

Empresa alemã investigada por suborno e fraude fiscal em negócios turcos

SchaefflerUm antigo CEO da fabricante de peças para as indústrias automóvel e aeroespacial Schaeffler e outros sete funcionários da empresa estão a ser investigados pela justiça alemã num caso de suborno, fraude fiscal e violação de confiança.

As alegações referem-se a negócios com a Turquia levados a cabo entre 2004 e 2011, avançou à Reuters o gabinete do Ministério Público da cidade de Wuezeburgo.

Em linha com a sua prática corrente, a Justiça alemã não divulgou, para já, outros detalhes, nem os nomes dos inquiridos. Todavia, a Senvion, fabricante alemão de aerogeradores, informou que Jürgen Geissinger, seu CEO desde o ano passado e até 2013 responsável executivo da Schaeffler, está a ser investigado naquele processo. Ainda de acordo com a Senvion, Geissinger não será o alvo principal do inquérito judicial.

Questionado pela Reuters, Geissinger declarou que as alegações já foram analisadas pela Schaeffler e esperar para breve o encerramento da investigação. Segundo um relatório de conformidade do fabricante alemão, datado de 2011, “todas as medidas adequadas foram tomadas”, acrescentou. Fonte da Centerbridge, accionista da Senvion, afirmou também não ter indicações de que Geissinger não tivesse cumprido as obrigações de CEO da Schaeffler e esperar que as autoridades encerrassem as investigações preliminares.

Em paralelo, por insuficiente procura de investidores, no contexto recente de volatilidade dos mercados – já referidas em declarações anteriores pela Senvion e as suas accionistas da Centerbridge e da Arpwood – , foi ontem, dia 16, retirada a operação na bolsa de Frankfurt que a fabricante de aerogeradores planeava para amanhã, 18 de Março.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -