Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Enterro em Ornans, Gustave Courbet

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

Pintura central do Realismo. Manifestação inclemente no panorama da luta de classes, é uma das formas de poder ver este trabalho original. Pela primeira vez, numa concepção de grandeza tradicional historicista, uma cena de género é apresentada numa magnitude impensável à época.

Marxista e amigo pessoal de Proudhon, Courbet compõe uma representação prosaica do povo, em tamanho natural, com as suas naturais características e ausência de embelezamento. Repare-se na colocação das mulheres no lado direito da tela. Extraordinária a dialéctica entre a horizontalidade da paisagem e verticalidade das gentes. Era demais para os delicados estômagos da vida de faz de conta. Foi considerada uma afronta escandalosa ao bom gosto impregnado das classes dominantes da burguesia ascensional.

Informação adicional

Artista: Gustave Courbet
Dimensões: 3,15 m x 6,6 m
Período: Realismo
Criação: 1849–1850
Localização: Museu de Orsay, Musée d’Orsay
Materiais: Lona, Tinta a óleo

Gustave Courbet 1819-1877

Jean Désiré Gustave Courbet foi um importante pintor francês do século XIX, considerado um dos principais representantes do Realismo nas artes plásticas.

Além da pintura, dedicou-se ao activismo político, defendendo ideias democráticas, republicanas e socialistas. As suas ideias e acções deram-lhe fama de revolucionário e socialista, o que acabou por o prejudicar na sua carreira artística, principalmente nos meios mais tradicionais do mundo das artes.

Pintor revolucionário e socialista.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

Mentores espirituais

E agora Marcelo?

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -