Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Outubro 22, 2021

Imagens do Amor e da Guerra na Grécia Clássica

José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

No fundo dos “Kylix” (taças para beber) da Grécia clássica, pinturas que nos dão a imagem que os velhos gregos, de Sócrates e Platão, de Herodoto e Homero, de Pitágoras e Péricles, tinham do Amor e da Guerra – as duas constantes decisivas na produção histórica da humanidade, uma para garantir a reprodução e a outra para lhe assegurar os meios ou, como hoje se diz, o “bem estar”, isto é segurança+recursos económicos suficientes. Quem sabe se o Aristóteles não bebeu por uma das aqui representadas…

 

 

 

 

 

 

 

Kylix – Cour amoureuse, tondo d’un kylix attique  (figures rouges provenant de Vulci)

 

Kylix – Poseidon attacks Polybotes in the presence of Gaia, red-figure cup late fifth century BC (Antikensammlung Berlin F2531)

 

Kylix – Poseidon holding a trident, with the island Nisyros on his shoulder, battling a Giant (probably Polybotes), red-figure cup c. 500–450 BC. Found in Vulci E

 

Kylix – Explicação

 

 

Exclusivo Tornado / IntelNomics

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -