Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Agosto 10, 2022

Erdogan, o Turco Maluco…?!

José Mateus
José Mateus
Analista e conferencista de Geo-estratégia e Inteligência Económica

icirlik

 

“Russian officials tell the Air Force Times that they have no plans to start flying missions into Syria from Incirlik air base in Turkey, which the Turks had suggested earlier this month.”

Incirlik é aquela base na Turquia usada pela NATO, há décadas, munida de armamento nuclear (se ainda não foi retirado nos últimos dias…) e a que, no dia seguinte ao falhado golpe de Estado, Erdogan cortou a electricidade, fechou o espaço aéreo (impedindo assim o levantar ou o aterrar de aviões) e bloqueou todo o acesso terrestre…

Durante uma semana, o islamista turco testou a paciência da NATO (de que tem sido o membro mais beneficiado) e dos seus aliados americanos.

Depois, voou para a Rússia, ao encontro de Vladimir Putine, combinar novos posicionamentos regionais e consequentes novas colaborações (isto semanas depois de ter mandado abater um avião da Força Aérea russa…).

Logo em seguida, é feita a proposta (em público!) aos russos para usarem a base de Incirlik! Sensato, Putine mandou logo o porta-voz da embaixada russa em Washington dizer “Thanks but no thanks”, baseado num argumentário que deixa o turco com cara de estúpido: Incirlik “is geographically inconvenient for Russian operations, and the maintenance facilities are NATO-oriented, hence incompatible with Russian-made aircraft.” Ou seja, calem-se que não sabem do que estão a falar…

Ou a incompetência total tomou conta da Turquia ou Erdogan está feito um turco maluco. Qualquer das hipóteses é altamente preocupante e alarmante. Felizmente, desta vez, o presente envenenado não foi aceite pelo destinatário…

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -