Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Escola de educação especial investe em novas tecnologias

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

A APECI – Associação Para a Educação de Crianças Inadaptadas, de Torres Vedras, tem um novo espaço, designado Mob.Com. É um conjunto de equipamentos informáticos que visam facilitar a vida aos utentes da instituição e da comunidade.

O projecto Mob.Com é direccionado para a avaliação e estimulação de competências na comunicação e autonomia de indivíduos com limitações acentuadas, através da utilização de novas tecnologias e materiais adaptados. Segundo o presidente da direcção da associação, Duarte Lucas, o novo equipamento custou 13.370 euros e foi patrocinado em cerca de 10 mil euros pela Fundação EDP no âmbito do programa EDP Solidária – Inclusão Social 2016.

Para a inauguração do equipamento foram convidados os agrupamentos de escolas do concelho, uma vez que está disponível para ajudar outros alunos com dificuldades cognitivas ou físicas, assim como utentes do hospital ou do centro de saúde.

O projecto e a APECI

O projecto foi elaborado por uma equipa da APECI, liderada por Margarida Velasco. O novo sistema adquirido pela instituição obriga à participação de uma equipa técnica pluridisciplinar, que integra terapeutas, psicólogos e um informático. O material exige muito treino, como ficou patente na demonstração realizada por alguns alunos da APECI. É composto por dois computadores de secretária, um deles com ecrã táctil; um computador portátil, outro híbrido e um tablet; para além do software de comunicação adequado e um conjunto de outros meios de apoio.

O equipamento tem jogos para estimulação cognitiva e dispõe de várias formas de acesso aos computadores para indivíduos com dificuldades motoras: ou no ecrã táctil, ou através de um switch adaptado, ou com manípulo tipo joystick, ou trackball. Ou, ainda, através do olhar do utilizador ou com um dispositivo apontador colocado na cabeça (tipo auscultadores), por exemplo. No fundo, podem ser usados praticamente todos os meios possíveis de acesso ao PC, que substituem o clássico “rato”. O sistema tem também um braço articulado e extensível que pode ser fixado numa cadeira ou numa mesa.

Os alunos que participaram na demonstração possuem diferentes tipos de dificuldades. O Fernando conseguiu escrever no computador usando apenas o olhar. O José tem 51 anos e, como não sabe ler nem escrever, usou o joystick para aceder ao computador e recebeu a ajuda do Fernando para escrever mensagens. A Diana conseguiu de uma forma relativamente fácil aceder à internet e escolher uma música no Youtube, usando o apontador. A Madalena utilizou o ecrã touch para jogar um jogo.

A APECI adquiriu ainda digitalizadores de fala para facilitar a comunicação dos utilizadores e outro tipo de instrumentos, como tesouras, abotoadores, talheres e pratos adaptados e um sistema para lavar a cabeça ou tomar banho.

O Mob.Com já está a ser utilizado há dois meses. O objectivo era que pudesse chegar aos 50 utentes este ano, mas neste momento já é usado por 35 pessoas, a mais velha com 61 anos.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -