Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Espólio de José Saramago é nosso

espolio-saramago

Dezoito anos depois da entrega do Prémio Nobel a José Saramago, terá lugar no dia 10 de Dezembro, às 16h30 no foyer da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) um acto formal de entrega do Espólio de José Saramago à BNP. Desta forma, cumpre-se a vontade do escritor quando, antes e depois do Prémio Nobel, entregou à BNP alguns documentos, entre eles o original de O Ano da Morte de Ricardo Reis e o Diploma do Nobel.

É uma doação sem contrapartidas financeiras. O espólio, que  podia ter sido vendido a instituições privadas, fica em Portugal tornando os portugueses, de alguma forma, seus herdeiros.  A BNP assegurará o tratamento, conservação e disponibilização para investigadores e sempre em colaboração com a Fundação José Saramago.

Serão doados originais – manuscritos e datilografados – de romances do escritor, assim como correspondência trocada com amigos e outros escritores e cadernos de notas preparatórias para os livros, materiais que constituem a oficina de um escritor.

No mesmo dia, no espaço da Fundação José Saramago – Casa dos Bicos, a data sertá assinalada com entradas livres e um concerto das Señoritas, às 18h30, no Auditório.

A entrada para o concerto é livre, sujeita a levantamento de bilhetes até 1 hora antes do concerto e num máximo de 2 por pessoa.

Actualização  10 Dezembro, 2016

No dia 10 de Dezembro, às 15h00, terá lugar na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) um acto formal de entrega do Espólio de José Saramago à BNP.

Ao acto assistirão o Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes. Usarão da palavra a Directora da BNP, Maria Inês Cordeiro, a filha do Escritor, Violante Saramago Matos, e a Presidente da FJS, Pilar del Río.

Após a assinatura do documento de doação, intervirá o Primeiro-Ministro, António Costa. A cerimónia encerrará com um momento musical pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -