Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Dezembro 8, 2021

Estados Unidos nomeiam novo embaixador no Brasil

Peter-Michael-McKinley_2
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quarta-feira a nomeação de Peter Michael McKinley como novo embaixador do país no Brasil.

Depois da nomeação ser aprovada pelo Senado dos Estados Unidos, McKinley, substituirá o lugar de Liliana Ayalde, que está à frente da representação norte-americana no Brasil desde Outubro de 2013.

McKinley, 62 anos, diplomata de carreira, está no serviço diplomático desde 1982. Na década de 1980 serviu na Bolívia e, entre 1990 e 1994, em Londres. Mais tarde, passou por Moçambique, Uganda e Bélgica.

Antes de desempenhar as funções de embaixador no Afeganistão em Janeiro de 2015, serviu no Peru entre 2007 e 2010, e na Colômbia entre 2010 e 2014.

Nascido na Venezuela, McKinley é filho de pais norte-americanos e cresceu entre Brasil, México, Espanha e Estados Unidos. Fala português e é especialista em assuntos da América Latina.

Peter-Michael-McKinley_1
O recém nomeado embaixador dos EUA no Brasil é Pós-graduado em estudos latinos pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, é autor do livro “Pre-Revolutionary Caracas: Politics, Economy, and Society 1777-1811”.

Em comunicado divulgado também na noite de quarta-feira, o Ministério das Relações Exteriores do Governo Interino do Brasil, rapidamente declarou ter aceitado o novo embaixador. “O Governo brasileiro tem a satisfação de informar que concedeu agrément a Peter McKinley como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário dos Estados Unidos da América no Brasil”, diz a nota de imprensa.

Desde o afastamento da presidente Dilma Rousseff, a 12 de Maio, o Ministério das Relações Exteriores encontra-se chefiado por José Serra, indicado por Michel Temer, vice-presidente no exercício da Presidência.

Nas próximas duas semanas o diplomata irá deixar o Afeganistão com destino a Washington, onde será devidamente inteirado sobre a actual situação político-económica no Brasil.

Ainda não se conhece a data exacta para o início das funções de Peter Michael McKinley como novo embaixador dos EUA no Brasil.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -