Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Dezembro 4, 2021

Estudo e inventariação sobre “Pintar e Cantar dos Reis”

Joaquim Ribeiro
Jornalista

Pintar e Cantar dos Reis
Pintar e Cantar os Reis

No dia 1 de Julho tem lugar, no Auditório Damião de Goes, em Alenquer, a primeira apresentação pública do estudo e inventariação sobre o “Pintar e Cantar dos Reis” do Concelho de Alenquer.

Do estudo levado a cabo pela Cooperativa Cultural Memória Imaterial sobre aquela tradição, resultou a publicação de um livro e a criação de 11 documentários vídeo (um geral com cerca de 50 minutos e dez relativos às localidades onde a tradição se mantém, com cerca de seis minutos cada).

Os resultados deste projecto serão também apresentados no dia 8 de Julho na sede da Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada e, no dia seguinte, na sede da Sociedade Filarmónica Olhalvense e no Clube Cultural de Catém.

Em Alenquer será projectado o documentário geral sobre a tradição no concelho e apresentado o livro sobre o mesmo tema.

Nas outras apresentações, para além do livro, serão exibidos os vídeos relativos ao local onde decorrem. A tradição do “Pintar e Cantar dos Reis” encontra-se em processo de classificação como património imaterial de interesse municipal. Segundo o vereador Rui Costa, “esta iniciativa será o primeiro passo de um longo caminho de reconhecimento nacional e internacional de tão importante factor diferenciador da nossa identidade concelhia”.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -