Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Julho 21, 2024

Exercício “Trident Juncture 2015”

Comandante da NATO esteve em Santa Margarida

O tenente-general norte-americano, John Nicholson Jr. (Nato Landcom Commander), esteve em Portugal no passado dia 29 de Outubro, onde foi recebido pelo comandante das Forças terrestres portuguesas, tenente-general, António Faria Menezes e visitou a Brigada Mecanizada e as ias instalações militares de Santa Margarida.

Durante a sua permanência em Santa Margarida, John Nicholson Jr. não desperdiçou a oportunidade de visitar as infraestruturas onde estão a decorrer os treinos operacionais das forças integradas na Multinacional Canadian Brigade e de contactar directamente com militares de vários países que fazem parte da NATO.

Nato 1_2

O comandante americano também constatou que o Campo Militar de Santa Margarida, onde se encontra a Brigada Mecanizada do Exército Português, possui infraestruturas e áreas adjacentes de excelência para a condução de treino operacional conjunto e combinado.

Segundo o gabinete de comunicação do Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA) forças militares oriundas de vários países europeus, do Canadá e Estados Unidos, que fazem parte da NATO e participam no exercício “Trident Juncture 2015”, “apresentam a determinação, a organização e a interoperabilidade exigidas ao mais alto nível, confirmando que independentemente da distância, métodos e doutrinas de treino aplicadas, as forças dos vários países estão empenhadas e preparadas para operar em ambientes multinacionais complexos”.

No próximo dia 5 de Novembro (quinta-feira), vamos poder acompanhar de perto o exercício militar “Sea Day” que será realizado no Porto de Apoio Naval (PAN) de Tróia, em Setúbal.

Comandante da NATO também esteve em Tancos

O comandante da NATO, General alemão Hans-Lothar Domröse, também visitou a Brigada Mecanizada, no domingo passado, dia 1 de Novembro e fez questão de elogiar a participação dos militares portugueses no exercício “Trident Juncture 2015”.

Nato 3A comitiva da NATO foi recebida pelo comandante da Brigada Mecanizada (BrigMec), Major-general Luís Nunes da Fonseca e pelo comandante da Joint Task Force (JTF), Major-general Milner.

Após uma reunião com o comandante da Brig Mec, o General alemão  Hans-Lothar Domröse e comandante da NATO recebeu um brífingue apresentado pelo comandante da Joint Task Force, tendo sido recebido de seguida no Quartel- General da Brigada Multinacional canadiana, pelo comandante Coronel Michel-Henri St.º Louis.

Segundo o gabinete de comunicação do Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA), durante a sua estada em Portugal, o comandante da NATO, General Hans-Lothar Domröse, «teve oportunidade de visitar a área de atribuição de missão da operação ofensiva combinada no âmbito do Exercício “Trident Juncture 2015”, na região de Tancos, bem como as infraestruturas de descontaminação no Regimento de Engenharia N.º 1, que tem apoiado o exercício levado a cabo em território nacional».

 

 

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -