Objectivo, a apresentação do projecto que une os castelos de São Jorge e de Palmela através de iniciativas culturais, pedagógicas e artísticas.
No evento será ainda apresentado o Ritual Almenara, que terá lugar no dia 17 de Setembro nos dois castelos, Lisboa e Palmela, em simultâneo.
O ritual Almenara, organizado pelas Câmaras Municipais de Palmela e de Lisboa (através da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural. – EGEAC) representa o eixo artístico e performativo da operação, ancorado em duas faces de um único espectáculo que se realiza, ao mesmo tempo, em dois locais distintos: o Castelo de S. Jorge, em Lisboa, e o Castelo de Palmela. Pensado por dois criadores em diálogo, e tendo por base a ideia de conectividade entre ambas as fortificações, recorre-se a uma ponte de luz e às novas tecnologias no sentido de enfatizar essa ligação entre as margens norte e sul do Tejo.
Este projecto pretende reforçar a oferta turística da Região de Lisboa, através de uma parceria entre Lisboa e Palmela, desenvolvendo iniciativas conjuntas e coordenadas, tendo como mote um episódio histórico datado de 1385 que uniu os dois castelos.
A cerimónia de apresentação contará com as presenças do Presidente da Entidade Regional de Turismo de Região de Lisboa (ERT-RL), Vítor Costa, de representante do Conselho de Administração da EGEAC de Lisboa, Lucinda Lopes, dos directores artísticos das companhias profissionais de teatro “O Bando” e “Companhia da Esquina”, respectivamente, João Brites e Jorge Ribeiro, do ilustrador português António Jorge Gonçalves, do designer Henrique Cayatte e do maestro Jorge Salgueiro, responsáveis pela imagem e pela composição musical do Projecto Almenara.
Informações adicionais e confirmações de presença, contactar:
Patrícia Afonso | Isabel Carriço
Tel. 218 508 110 | Tlm. 962 190 864 / 965 232 496
[email protected] | [email protected]