Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Julho 20, 2024

Festa do Bodo em Vila Pouca da Beira

festa do bodoDias 30 e 31 de Janeiro, Vila Pouca da Beira, em Oliveira do Hospital (distrito de Coimbra) recebe a Festa do Bodo, a propósito das festas de São Sebastião, padroeiro da terra, recriando a partilha do Bodo.

 

Dia 30 de Janeiro, as festividades começam com a recriação da chegada do Regedor no desfile de abertura que decorre a partir das 16h. Segue-se o jogo de futebol “entre solteiros e mal casados, com rixas e zaragatas” às 17h, e às 18h um resumo teatralizado dos principais acontecimentos no reino, Festa do Bodono declínio da monarquia. Às 19h, em simultâneo, o banquete do Regedor e o Bodo dos Miúdos. Às 21h, arruadas musicais com espectáculo de malabares de fogo sobre o advento da República. O Grupo Jolupa comanda o baile que decorre a partir das 22h30.

 

Dia 31 de Janeiro, às 9h45 a arruada pela Banda Filarmónica Avoense precede uma arruada de bombos pelas ruas da vila e a eucaristia seguida de procissão. Às 11h, actua o Grupo de Concertinas Montes Hermínios e às 12h está previsto um duelo à espada entre um visconde e um republicano. Às 13h há comeres e beberes nas tabernas e quiosques e às 14h actuarão saltimbancos e adufeiras. Todas as figuras de destaque da vila vão desfilar às 15h, seguindo-se a teatralização do Martírio de São Sebastião. Às 16h decorre um jogo de destreza com varapaus e as notícias sobre a República em Lisboa, seguida de “zaragatas inflamadas entre adeptos de ambas as partes”. Às 17h actuam os Fonte da Pipa com cantares regionais de todo o país e às 17h30 seguem-se o grupo Melodias e Tradições de Vila Pouca da Beira, encerrando assim o evento.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -