Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Maio 28, 2024

Festival de Estátuas-vivas

static 2Evento de recriação histórica, a arte dos “homens-estátuas” está em franco desenvolvimento, multiplicando-se pelo país o número de localidades que recebem eventos desta singular arte do “estar parado”.

Um evento ambicioso, à volta da reconstrução histórica de personagens do Barroco, que vai contar com a nata dos “estátuas-vivas” portugueses, muitos deles premiados em certames internacionais.

Ao todo, vão estar no Centro Histórico de Pombal 17 artistas que vão recriar personalidades da História de Portugal como o Marquês de Pombal, Condessa Leonor Daun, D. João V, D. José I e D. Maria I, mas também figuras desta época do século XVIII como a aia, o músico, o jesuíta e camponeses, entre outros.

De entre os 17 participantes no festival, saliente-se a presença de António Gomes dos Santos, que vai também coordenar a iniciativa, que é organizada pela Câmara Municipal de Pombal.

static 1
António Gomes dos Santos, mais famoso homem-estátua português e um dos mais conhecidos no Mundo

António é o mais famoso homem-estátua português e um dos mais conhecidos no Mundo. Detentor de recordes de imobilidade do “Book Guiness of Records”, há 29 anos que percorre as ruas do mundo, criando personagens que deixam espantados os transeuntes, sobretudo quando acrescenta à “estátua” o espantoso truque da levitação.

Também experiente na participação e organização de festivais de “estátuas-vivas”, ao Tornado, António Gomes dos Santos não escondeu as suas “boas expectativas” perante a estreia da cidade de Pombal no circuito desta arte, pois “o festival baseia-se na reconstituição histórica de personagens do Barroco, uma época muito rica nas artes e também na estatuária”.

O participante e coordenador do evento realçou o facto do festival poder contar com a participação do “cerne de estátuas-vivas portugueses, muitos deles já premiados internacionalmente”.

static 3

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -