Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Novembro 28, 2021

13 filmes portugueses no festival de Locarno

As longas-metragens “O ornitólogo”, de João Pedro Rodrigues e “Correspondência”, de Rita Azevedo Gomes a partir das cartas escritas entre Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen, estarão em estreia mundial no festival de Locarno, foi ontem revelado.

festival-locarno
O ornitólogo, de João Pedro Rodrigues

Nas curtas-metragens estarão em competição a animação “Estilhaços”, de José Miguel Ribeiro, um filme que tem os traumas da Guerra Colonial como pano de fundo, “Setembro”, de Leonor Noivo, “À noite fazem-se amigos”, de Rita Barbosa, e “Um campo de aviação”, filme experimental de Joana Pimenta.

“Jeunesse”, do realizador francês Julien Samani, está na corrida ao prémio Leopardo de Ouro, uma adaptação do romance “Juventude”, de Joseph Conrad, e que tem co-produção portuguesa, foi rodada em Portugal com técnicos e actores portugueses, entre os quais António Simão e Miguel Borges.

festival-locarno
Festival de Cinema de Locarno – 2016

Fora de competição está a curta-metragem “Longe”, de José Oliveira, assim como “A brief history of princess X”, de Gabriel Abrantes, “O corcunda”, que este rodou com Ben Rivers, e que foi premiado no IndieLisboa, e ainda, “O cinema de Manoel de Oliveira e eu”, uma homenagem pessoal de João Botelho ao cineasta que morreu em 2015, com 106 anos de idade e 88 anos ao serviço do cinema.

“Rio Corgo”, de Maya Kosa e Sérgio da Costa, farão parte da secção dedicada ao cinema suíço e “Comboio de sal e açúcar”, do realizador moçambicano Licínio de Azevedo, numa co-produção com Portugal, surge também destacado na programação do festival.

Na edição deste ano, o realizador e produtor norte-americano Roger Corman, já com 90 anos, será o convidado de honra e o actor Bill Pullman receberá um prémio de carreira.

Carlo Chatrian, director do festival de Locarno, afirmou ontem que esta edição será dedicada a Abbas Kiarostami e a Michael Cimino, dois realizadores que morreram neste mês de Julho.

O festival de cinema ocorre anualmente na cidade suíça de Locarno desde 1946.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -