Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 26, 2024

Frederico Gonzaga, Ticiano

Guilherme Antunes
Guilherme Antunes
Licenciado em História de Arte | UNL

“Frederico Gonzaga” (1º duque de Mântua), de Ticiano. Ticiano Vecellio foi considerado um dos maiores representantes da Escola de Veneza do Renascimento Italiano.Retratista excepcional, dos melhores de toda a História de Arte. Intui com maestria a personalidade das suas figuras, deixando-nos imagens muito poderosas do seu tempo.

Este é um retrato da grande elegância de alguém seguro da sua importância social. É admirável o veludo azul da sua roupa e imbatível a técnica notável do tratamento do pêlo do cão.

 

Informação adicional

Artista: Ticiano
Dimensões: 125 cm × 99 cm
Local: Museu do Prado (Madrid)
Material: Óleo
Criação: 1533
Período: Renascimento, Renascimento nórdico, Renascimento na Alemanha
Género: Retrato

Ticiano 1489-1576

Ticiano é considerado um dos maiores representantes da Escola de Veneza do Renascimento Italiano.

É também conhecido como Tizian Vecellio De Gregorio, Tiziano, Titian ou ainda como Titien.

Reconhecido pelos seus contemporâneos como “o sol entre as estrelas”, Ticiano foi um dos mais versáteis pintores italianos, igualmente bom em retratos ou paisagens, temas mitológicos ou religiosos.

Ao longo da sua vida, a sua pintura mudou tão drasticamente que vários críticos tiveram dificuldades em acreditar que se tratou sempre de obras do mesmo artista.

Foi um pintor inovador com o uso da tinta a óleo e iniciou uma revolução no mundo das cores. Ticiano foi um dos retratistas mais procurados por pessoas poderosas de sua época, trabalho que o levou a várias cidades italianas. Realizou pinturas religiosas, mitológicas e também paisagens. Causou escândalo ao pintar nus em cenas bíblicas.

 

Receba regularmente a nossa newsletter

Contorne a censura subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Artigo anterior
Próximo artigo
- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Carmen Mayrink Veiga

Mentores espirituais

- Publicidade -