Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 20, 2024

Governo PS em família: Um casal, filhos de ministros e o primo Seguro

Eduardo Cabrita e Ana Paula Vitorino são casados e são ministros. Ele é o ministro-adjunto e homem forte de António Costa. Ela é a ministra do Mar mas mulher com os pés bem assentes na terra e até agora mais dedicada aos transportes. Ela nasceu em Moçambique, ele gerou raízes em Macau onde viveu alguns anos.

Casal Ana Paula Vitorino e Eduardo CabritaEduardo Cabrita, 54 anos, licenciado em Direito, já trabalhou com António Costa como secretário de Estado adjunto do ministro da Justiça, no governo de Guterres. São amigos próximos e de grande confiança há muitos anos. No executivo de Sócrates foi secretário de Estado-Adjunto e da Administração Local.

Eduardo Cabrita não brinca em serviço mas ainda recentemente protagonizou um dos momentos mais divertidos no parlamento quando numa Comissão do Orçamento, Finanças e Administração Pública, calou o microfone do secretário de Estado Paulo Núncio, depois de o ouvir durante quase meia-hora. Na resposta e face às tentativas de interrupção do governante do PSD, o então deputado socialista tomou uma atitude firme e caricata filmada por todos os canais de televisão. Durante cerca de dois minutos, Cabrita puxou, baixou e até desligou o microfone de Paulo Núncio repetindo: “o senhor secretário de Estado não vai usar da palavra”. E não usou. Os trabalhos tiveram mesmo que ser interrompidos com um pequeno intervalo para os restantes parlamentares poderem rir uns minutos.

        

Ana Paula Vitorino, 53 anos, é licenciada em Engenharia Civil com um mestrado em Transportes. Foi secretária de Estado dos Transportes no primeiro governo de José Sócrates, até 2009, cargo que lhe daria alguns dissabores com o caso judicial Face Oculta, por alegadas pressões do ministro Mário Lino a favor da empresa do sucateiro Manuel Godinho, numa altura em que Sócrates já estava no centro da polémica.

Ana Paula Vitorino negou tais pressões e mostrou a sua faceta de não se abater por adversidades e combativa até ao limite das suas forças. O casal Eduardo e Ana Paula respiram política e não a deixam à porta quando entra em casa.

Pai e filha Vieira da Silva

Mariana Vieira da SilvaO mesmo ar político terá respirado Mariana Vieira da Silva, filha de José Vieira da Silva que é um dos homens do PS com mais experiência governativa e que volta a ficar com a pasta da Segurança Social e Trabalho.

Marina, 37 anos, licenciada em Sociologia, já anda pelos bastidores do governo há uns anos. Foi assessora da ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues no primeiro executivo de Sócrates e ficou no segundo como adjunta de José Almeida Ribeiro, secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro.

Mariana Vieira da Silva toma hoje posse como secretária de Estado Adjunta do primeiro-ministro, António Costa, continuando a trabalhar com o pai por perto.

Em nome do pai e dos primos

Guilherme W. Oliveira MartinsNo executivo de António Costa há ainda Guilherme Waldemar d’ Oliveira Martins, filho do ex-ministro Guilherme d’ Oliveira Martins e ex-presidente do Tribunal de Contas, que está agora na administração da Fundação Gulbenkian. Com o mesmo nome do pai, Guilherme Waldemar d’Oliveira Martins, 39 anos, Licenciado em Direito e Mestre em Ciências Jurídico-Económicas é o secretário de Estado das Infraestruturas no ministério de Pedro Marques.

Há ainda o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro, primo do ex-líder do PS António José Seguro e Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças, que é primo do treinador de futebol José Mourinho.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -