Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Julho 24, 2024

Graham Nash faz hoje 74 anos

nash 2
Cantor e guitarrista começou nos Hollies antes dos Crosby Stills Nash & Young       

Nascido a 2 de Fevereiro de 1942 na cidade inglesa de Blackpool, Graham Nash foi um dos fundadores da banda The Hollies – um dos grupos de maior sucesso da pop inglesa –, mas também foi com ele que arrancou um dos mais notáveis grupos da História da Música Popular, os Crosby Stills Nash & Young. O cantor e guitarrista faz hoje 74 anos. Parabéns Sr. Nash.

crosby stills nach young FOTOEm pleno turbilhão do pop/rock britânico dos anos 60, os The Hollies eram uma das bandas que mais singles iam conseguindo meter nos tops e algumas dessas mais inspiradas canções eram escritas pelo guitarrista Graham Nash, casos de “On a Carousel” e “Carrie Anne”. Depois uma mancheia de grandes sucessos, a banda decidiu gravar, em 1969, um LP exclusivamente com versões temas Bob Dylan, uma ideia que não terá agradado a Graham Nash. O músico decidiu então “dar o salto” para lá do Atlântico. E em boa hora o fez. Nos Estados Unidos, Nash juntou-se a Stephen Stills e David Crosby para lançarem um grande álbum – “Crosby Stills & Nash –, em 1969. Deste LP seria extraído um single com a canção “Marrakesh Express”, que chegaria ao 17º lugar do Top norte-americano.

Com surpreendentes harmonias de música e vozes, na sua maior parte com guitarras acústicas, mas também eléctricas, o trio abria novos caminhos sonoros, interligando de forma notável o rock e a folk. Mas, um ano depois, a banda chegaria ainda bem mais alto com a entrada de Neil Young, que subiria ao palco pela primeira vez no Festival de Woodstock, para se juntar a David Crosby, Stephen Stiils e Graham Nash (ver vídeo). Surgiam então os Crosby Stills Nash & Young e um dos melhores álbuns de sempre – “Déjà Vu” – colocado à venda em 1970, com uma canção escrita por Graham Nash, “Our House, que invadiu os tops internacionais.nash 3

Nos anos seguintes, Neil Young iria sair e regressar ao grupo duas vezes, mas o trio inicial manteve-se sempre activo, produzindo discos e dando concertos. O último álbum de originais dos Crosby Stills & Nash, “Looking Forward”, já data de 1999, mas em trio, ou só com David Crosby, Grahm Nash tem-se mantido em plena actividade, dando espectáculos até aos dias de hoje.

Graham Nash, além da música, tem outra paixão que pratica com igual afinco: a fotografia. Desde os anos 70 que Nash dedica especial atenção à arte fotográfica. Em 1984, uma exposição de fotos suas correu doze grandes museus do Mundo. Nash criou mesmo uma empresa de sucesso, pioneira no desenvolvimento da fotografia digital e artes gráficas. Os seus trabalhos são exibidos regularmente em galerias e museus.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -