Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Dezembro 2, 2021

Parabéns Tony Hicks

Guitarrista da pioneira banda pop inglesa, The Hollies, faz hoje 70 anos

HOLLIES 1The Hollies é uma banda maior da história da pop e também uma das mais antigas. O grupo, formado em Manchester em 1962 por Allan Clarke e Graham Nash, seria mesmo um dos primeiros a somar êxitos na época dourada da pop britânica. Uma das bandas de maior sucesso dos anos 60, com os seus singles a atingirem as 231 semanas nos charts do Reino Unido. Um som “clean”, apoiado em guitarras acústicas ou semi-acústicas, com três vozes em harmonia, conferindo ao grupo uma sonoridade pop original, muito próxima da “folk music” inglesa, mas também norte-americana. E uma das chaves para este som era o guitarrista e cantor Tony Hicks, que hoje festeja 70 anos.
Tony Hicks não é membro fundador dos Hollies, mas é um verdadeiro prodígio da “pop music” inglesa. Aos 12 anos, já o miúdo Tony Hicks tocava nos Les Skifflettes, uma banda de sucesso em finais dos anos 50. No início da década de 60, Tony Hicks continuou o seu trajecto sob as luzes da ribalta com Ricky Shaw & The Dolphins, mas em 1963 foi convidado para substituir Vic Steele nos The Hollies.

TONI HICKS 1A banda britânica iria então lançar uma mancheia de singles, que se tornariam grandes hits, dignos de figurar em qualquer colectânea de “Best Of 60’s. Canções como “Carrie Anne”, “On A Carousel”, “Stop Stop Stop”, “Bus Stop” e “Jennifer Eccles”, entre outras, foram grandes sucessos do grupo britânico, a maior parte escritas por Tony Hicks.

Mas em finais de 1968, Tony Hicks sugeriu que a banda gravasse um álbum só com versões de canções de Bob Dylan, porém Graham Nash não concordou e acabaria por se juntar, nos Estados Unidos, a David Crosby e Stephen Stills, para formarem um dos mais famosos grupos da história: Crosby, Stills & Nash, mais tarde Crosby , Stills, Nash & Young.

A aposta do nosso aniversariante de hoje seria de sucesso, não só porque o LP “Hollies Sing Dylan” teve êxito comercial – chegou ao terceiro posto do Top Ten britânico – mas, sobretudo, porque se revelou como um dos mais originais no que diz respeito a versões de temas de Bob Dylan. (ver vídeo).

Passados todos estes anos, os The Hollies continuam em actividade, dando concertos sobretudo no Reino Unido, Austrália, Nova-Zelândia e Europa e sempre com o jovem prodígio Tony Hicks… que hoje faz 70 anos. Parabéns Tony!

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -