Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Dezembro 8, 2021

Há 14 anos morria George Harrison

https://www.youtube.com/watch?v=srLcDhmHn5s

 

Guitarrista dos Beatles faleceu com 58 anos, vítima de cancro do pulmão

George Harrison, que era o mais novo dos 4 Beatles – juntou-se à banda com apenas 16 anos de idade –, teve uma carreira de sucesso a solo, depois da separação do famoso quarteto de Liverpool, com a edição de alguns discos, mas também com a participação na banda “The Travelling Wilburys”. George Harrison morreu aos 58 anos, em 2001, faz hoje precisamente 14 anos, em Beverly Hills, na Califórnia.GEORGE HARRISON all things must pass LP

Como compositor o guitarrista dos Beatles teve um papel secundário no historial da banda, já que a esmagadora maioria das canções foi escrita pela dupla Lennon/McCartney. Contudo, George Harrison deixou um punhado de grandes canções que compôs para The Beatles, casos de “Taxman”, “Here Comes The Sun”, “Something” and “While My Guitar Gently Weeps”.

Enquanto artista a solo editou uma dezena de álbuns, entre os quais aquele que é considerada a sua obra-prima “All Things Must Pass” – um álbum em formato triplo. Deste triplo LP seria extraído um single com a canção “My Sweet Lord”, que se tornaria num estrondoso êxito, dominando os tops em todo o Mundo. Ao todo, este “triplo” apresenta 28 canções que, em grande parte, foram escritas por George Harrison ainda ele fazia parte dos Beatles. A dificuldade em encaixar as suas próprias canções nos álbuns da banda, pautados pelo grande sucesso das canções de Jonh Lennon e Paul McCartney, fez com que George as guardasse para posterior edição – o que aconteceria com esta notável obra de “All Things Must Pass”.

George Harrison guitar fotoGeorge Harrison que sempre foi um entusiasta da filosofia e cultura hindu (levou os outros Beatles e o amigo Donovan para um retiro espiritual em 1968 na Índia com o guru Maharishi Mahseh Yogi), em 1971 viu o jovem país do Bangladesh mergulhado numa grave crise humanitária, com a fome a dizimar a população. George Harrison juntou-se ao músico indiano Ravi Shankar para produzirem dois concertos, um disco e um filme, com as receitas a reverterem para o combate à fome no Bangladesh. Em “The Concert For Bangladesh” George Harrison partilha o palco com um notável lote de artista solidários com a causa, como Bob Dylan, Eric Clapton, Ringo Starr, Billy Preston e Leon Russel. Os dois concertos – que deram um disco e um filme – ocorreram no mesmo dia, a 1 de Agosto de 1971, em duas sessões, à tarde e à noite, no Madison Square Garden, em Nova Iorque.

Entre 1988 e 1990 George participou nos Traveling Wilburys, um projecto de “super-grupo” que incluía para além de George Harrison, Jeff Lynne, Roy Orbison, Bob Dylan e Tom Petty. A banda editou dois discos, em 1988 e 1990.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -