Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Abril 20, 2024

Há 37 anos plágio de Rod Stewart liderava top

 

Tribunal provou que “Da Ya Think I’m Sexy” era um tema de Jorge Ben Jor

Em 1978, Rod Stewart estava no pico da sua carreira a solo, embora as suas mais relevantes prestações musicais enquanto cantor tenham acontecido antes com The Jeff Beck Group e com os The Faces. A solo, saliente-se a “obra-prima” Gasoline Alley, editado em Setembro de 1970.

Mas oito anos depois, já com o brilho de “Rock Star” em alta, Rod Stewart atacava os tops numa época em que os estilos “Funky” e o “Disco” dominavam as vendas de discos e as pistas de dança. Rod Stewart lançou então o álbum “Blondes Have More Fun” – uma obra menor na sua longa discografia – e… um single com a canção “Da Ya Think ROD STEWART 2I’m Sexy” que, de imediato, se tornou num grande êxito, ocupando o primeiro lugar do Top britânico durante uma semana, enquanto nos EUA a canção dominou o TOP 100 da Billboard durante quatro semanas, gerando enormes lucros. Um grande hit, que tinha rabo escondido de fora…

A composição da canção era a atribuída a Rod Stewart, Carmine Appice e Duane Hitchings, mas, rapidamente, surgiram reacções que apontavam o tema como sendo um claro plágio da canção “Taj Mahal” do cantor e autor brasileiro Jorge Ben Jor (Jorge Duilio Lima Menezes). Enquanto a canção subia nos tops, o processo judicial instaurado por plágio por Jorge Bem Jor também avançava rapidamente e ainda no mesmo ano do lançamento do single, em 1978, faz hoje precisamente 37 anos, o Tribunal deu como provado que a canção “Da Ya Think I’m Sexy” continha “importantes e essenciais elementos da melodia” escrita por Jorge Ben Jor.

Rod Stewart não contestou a decisão judicial e concordou em doar à UNICEF todas os seus “royalties” (direitos de autor) alcançados com o grande sucesso da canção. O cantor iria ainda participar graciosamente no concerto “Música para a UNICEF”, em 1979, na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

ROD STEWART 3Este não foi um caso isolado na história da música, recheada de histórias picantes de obras que envolvem plágios, uns provados e outros nem tanto. “Roubos da propriedade intelectual” que se encontram em todos os sectores da criação artística, a que a música não podia fugir. Neste famoso caso, Rod Stewart até acabou por se sair bem, pois embora tenha ficado sem os milhões, com a sua decisão de colaborar com a UNICEF ganhou outros milhões… de fãs!

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -