Diário
Director

Independente
João de Sousa

Terça-feira, Junho 25, 2024

Há 38 anos Eric Clapton lançava “Slowhand”

Álbum do guitarrista inglês contém algumas das suas melhores canções

Desde meados da década de 60 que Eric Clapton era visto como um dos maiores guitarristas – para muitos, o melhor, apenas rivalizando com Jimi Hendrix . Com um percurso de sucesso em bandas inspiradas nos blues como John Mayall & the Bluesbreakers, The Yardbirds, Cream e Blind Faith, mas também de folk como Derek & The Dominos, Eric Clapton tem igualmente uma relevante carreira a solo, com alguns notáveis discos. A 25 de Novembro de 1977, faz hoje precisamente 38 anos, Eric Clapton lançava “Slowhand” – uma obra marcante no seu currículo discográfico.

Gravado nos Olympic Studios de Londres em Maio de 1977, produzido por Glyn Johns, “Slowhand” apresenta um conjunto de 9 temas, entre quais se contam alguns dos mais populares da carreira de Clapton a solo. A começar pelaERIC CLAPTON slowhand LP sua versão de “Cocaine”,um original de J.J. Cale, de “Lay Down Sally” e de “The Core”, mas sobretudo pela sua maravilhosa “Wonderful Tonight”.

“Slowhand” foi o álbum de maior sucesso de Eric Clapton na década de 70, chegando a ocupar o segundo lugar dos mais vendidos na tabela da Billboard. Note-se que o título do LP, “Slowhand”, é a própria alcunha de Eric Clapton no meio musical. O disco coincide com um período mais “cool” de Clapton, afirmando-se como o exímio guitarrista de blues/rock que já se conhecia, mas também como um compositor de inspiradas canções, cantadas por um uma sentida voz, com alma de blues.

Sem dúvida que passados todos estes anos, e já lá vão 38, “Slowhand” continua a ser uma obra que se ouve do princípio até ao fim com prazer, numa prova cabal da sua intemporalidade. E lá quase para o fim, quase escondida, está uma verdadeira pérola, “Mean Old Frisco”, uma extraordinária execução de Eric Clapton na “slide-guitar”.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -