Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Julho 22, 2024

Há 48 anos Leonard Cohen editava o primeiro álbum

Leonard Cohen

 

LP “Songs of Leonard Cohen” contém alguns dos melhores temas do autor

Leonard Cohen é um dos mais relevantes criadores e intérpretes das últimas cinco décadas. Hoje, aos 81 anos, o cantor e autor canadiano continua em plena actividade, editando discos e dando concertos. E tudo começou precisamente há 48 anos quando foi lançado o seu primeiro álbum, “Songs of Leonard Cohen”.

SONGS OF LEONARD COHEN LPUm LP que surpreendeu o público pela excelência de algumas das suas canções, interpretadas de forma sentida e intimista pelo cantor nascido em Westmount, no estado do Quebéc (Canadá) em 1934. Uma obra de estreia marcante, que ocupa mesmo o 83º lugar na lista dos 200 melhores álbuns da Billboard. No Reino Unido, o LP chegou apenas ao 13º lugar dos álbuns mais vendidos mas, coisa rara, manteve-se nos charts durante quase um ano.

Photo of Leonard CohenCom dez temas (cinco em cada face), todos escritos por Leonard Cohen, o disco contém algumas das mais belas canções do autor canadiano, nomeadamente “Suzanne”, “The Stranger Song” (ver vídeo) e “So Long, Marianne”. As canções de Leonard Cohen têm uma marca única, inconfundível, na história da música popular, com a poesia do autor envolta em melodias simples, intimistas, belas. Verdadeiro trovador, Leonard Cohen no seu disco de estreia de 1967 apresenta-se em palco sozinho, apenas acompanhado da sua guitarra. Pouco tempo depois iria acrescentar mais guitarras e coros às suas composições, mas sempre em formato acústico, com uma banda a que chamou The War. Foi assim que em 1970 encerrou o Festival da Ilha de Wight, considerado como o maior festival de pop/rock da História. Um extraordinário documento, cujo registo está disponível em disco e filme.

leonard cohen 3Novelista e poeta (com livros editados) antes de ser cantor, Leonard Cohen trouxe para a música popular a força das palavras, da poesia, num estilo musical muito próximo da “folk-music” norte-americana, em sentidas baladas, mas claramente com algo mais, que o tornaram num dos mais admirados artistas do último meio-século. Um dos mais influentes autores-intérpretes de sempre, com as suas canções a atravessarem gerações, mostrando uma intemporalidade apenas ao alcance dos grandes compositores/escritores de canções.

Com 81 anos, Leonard Cohen continua em grande forma, dando concertos por todo o Mundo. O seu último LP de originais “Popular Problems” data de 2014 e é o 13º da sua discografia de estúdio. Mas ao mesmo tempo o autor foi lançando livros de poesia, conferindo à sua obra artística uma relevância incontornável. E tudo começou há 48 anos com “Songs of Leonard Cohen”, um disco que faz tanto sentido ouvir hoje, como fazia no distante ano em que foi lançado no mercado.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -