Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Abril 24, 2024

Há 48 anos, Manfred Mann chegava ao topo

manfred mann

The Mighty Quinn” é uma canção escrita por Bob Dylan

No turbilhão dos grupos ingleses que dominaram  a cena musical dos anos 60 estavam os Manfred Mann, que tiveram grande sucesso com alguns singles lançados durante essa inspirada década.

manfred mann-mighty_quinn_45Faz hoje precisamente 48 anos, Manfred Mann  – cujo nome é o mesmo do seu teclista – chegava a nº1 do TopTen britânico com uma bela canção, “The Mighty Quinn”, que foi composta por Bob Dylan, enquanto nos Estados Unidos este single chegou ao 10º lugar de vendas.

Formada no início da década de 60, a partir do nome do pianista e membro fundador Manfred Mann, a banda afirmou-se pela sua aposta numa sonoridade de Rhythm & Blues, fazendo parte de um movimento que viu surgir em Inglaterra grandes grupos como os The Rolling Stones, The Yardbirds e The Animals, entre outros. E o sucesso comercial chegou com um punhado de canções que se tornaram grandes hits, dignos de figurarem numa eventual banda sonora desses frenéticos tempos, casos de “Do Wah Diddy Diddy”, “Pretty Flamingo” e “Ha Ha Said The Clown”.

manfred mann 2Em 1968, a banda gravou então um tema de Bob Dylan, “The Mighty Quinn”, que se iria tornar no maior hit dos Manfred Mann. O autor Bob Dylan tinha gravado esse tema um ano antes – incluído no álbum “Basement Tapes”, mas que só seria editado três anos depois. O êxito de “The Mighty Quinn” foi enorme e outras bandas, como os The Hollies, iriam também lançar outras versões desta canção.

Já num período decadente, os Manfred Mann actuaram em 1971 em Portugal no mítico Festival de Vilar de Mouros, que muitos consideram ter sido o “Woodstock português” e onde Elton John foi cabeça de cartaz.

Mas com outros dois nomes – Manfred Mann Chapter Three e Manfred Mann’s Earth Band – o grupo viria ainda a ter sucesso nos anos 70 e 80 — sobretudo Manfred Mann’s Earth Band, que surgiu como um agrupamento de rock progressivo, apoiado no grande talento do músico Manfred Mann, mas com uma sonoridade bem diferente da pop e R&B dos originais Manfred Mann.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -