Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Abril 19, 2024

Há 52 anos The Beatles chegavam à América

beatles 1964 washington
Primeiro concerto do quarteto aconteceu no Washington Coliseum

Em 1964, depois de serem reis e senhores na sua Inglaterra natal, os The Beatles chegavam aos Estados Unidos para alargarem a loucura ao “Novo Mundo”. Faz hoje precisamente 52 anos que o mais famoso quarteto da História da Música Popular dava o primeiro concerto nos EUA, no Coliseum de Washington, perante a histeria colectiva de oito mil fãs e sob o olhar atento de 350 agentes da polícia.

BEATLES 1964 FOTODois dias antes, já os The Beatles tinham actuado no famoso programa televisivo “The Ed Sullivan Show”, depois de terem aterrado no Aeroporto de Nova Iorque perante uma multidão de fãs que os aguardavam. A “Beatlemania” tinha chegado em força aos Estados Unidos, onde a banda de Liverpool já liderava os tops, mesmo antes de ter pisado solo americano. O primeiro concerto dos Beatles aconteceu no Washington Coliseum – um estádio daquela cidade – com o palco a ser montado na zona central da arena, rodeado por oito mil espectadores, que não pararam de gritar durante toda a actuação da banda. Um concerto que mereceu especiais medidas de segurança por parte das autoridades, que destacaram 350 polícias para o local. Segundo rezam as crónicas, um deles terá mesmo enfiado duas balas de pistola nos ouvidos para evitar o barulho ensurdecedor provocado pela gritaria da multidão de fãs.

Nesta sua primeira actuação nos EUA os “Fab Four” tocaram os seguintes temas: ‘Roll Over Beethoven’, ‘From Me toBEATLES 1964-dc-concert You’, ‘I Saw Her Standing There’, ‘This Boy’, ‘All My Loving’, ‘I Wanna Be Your Man’, ‘Please Please Me’, ‘She Loves You’, ‘I Want to Hold Your Hand’, ‘Twist and Shout’ (ver video) e ‘Long Tall Sally’. A banda teve de interromper a actuação por três vezes, de forma a Ringo Starr colocar a sua bateria em posição de poder ser tocada.

No dia seguinte, The Beatles actuaram no Carnegie Hall, em Nova Iorque, para uma plateia de apenas duas mil pessoas. A 16 de Fevereiro, a banda inglesa voltou a tocar ao vivo no programa de TV “The Ed Sullivan Show”, em Miami, mas, desta feita, numa emissão que foi transmitida em directo para todo o país. Ao todo, mais de 70 milhões de pessoas terão assistido a este famoso programa de televisão.

The Beatles regressaram ao Reino Unido no dia 22 de Fevereiro de 1964, mas iriam voltar aos Estados Unidos em Agosto desse ano para uma digressão de um mês, tendo sido mesmo recebidos na Casa Branca pelo presidente Lyndon B. Johnson, que fez questão de ser fotografado ao lado dos quatro jovens britânicos. A “Beatlemania” estava completamente instalada na América e nada mais seria igual…

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -