Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Março 28, 2024

Hospital de El Aaiun um aterro sanitário

Isabel Lourenço
Isabel Lourenço
Observadora Internacional e colaboradora de porunsaharalibre.org

A Nuchatta Foundation, uma equipa de comunicação dos territórios ocupados publicou um video com imagens chocantes do Hospital Ben Al Mehdi de El Aaiun.

O Hospital que também é conhecido como “laboratório de experiências” ou o “Talho”  é evidência clara das condições deploráveis a que estão sujeitos os saharauis nos territórios ocupados do Sahara Ocidental.

 

Marrocos que recebe centenas de  milhões de euros de forma directa e indirecta resultantes da exploração da riqueza do território e de acordos ilegais com a União Europeia e outros países terceiros não é capaz sequer de manter o mínimo de higiene no hospital de El Aaiun.

Recordamos o texto que publicamos há alguns anos e que infelizmente continua actual no qual denunciamos as barbaridades cometidos neste mesmo hospital onde se realizam cirurgias sem anestesia a saharaui, a policia está dentro do hospital e os activistas saharauis são maltratados. A população saharaui é sujeita a negligência médica intencional pela administração marroquina de ocupação.

Mais uma vez as Nações Unidas estão de olhos bem fechados, a União Europeia é cúmplice activa e financia as atrocidades e Espanha comporta-se como se não tivesse qualquer relação com  o povo  saharaui que colonizou e vendeu a Marrocos de forma vergonhosa como se vende um rebanho de cabras.

O dia a dia nos territórios ocupados para os saharauis é um suplicio, o terror e a violência são parte integrante da vivência das crianças, jovens e adultos.

Nem no hospital, nem na escola se sente segurança, a moral e ética da nobre profissão de médico é descartada por quem a exerce nos territórios ocupados onde só há médicos do regime de ocupação.



Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

Exit Costa

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

- Publicidade -