Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Dezembro 4, 2021

Intercept Brasil faz revelações demolidoras sobre Lava Jato

O Intercept Brasil publicou um conjunto de reportagens mostrando as discussões internas da força-tarefa da Lava Jato, obtidas do celular do ex-juiz e atual ministro bolsonariano Sérgio Moro.Elas são demolidoras, não pelo que revelam (uma vez que todos já sabiam), mas pelo que provam: a motivação política e o comportamento antiético de juízes e promotores. Em um país menos indecente, levariam à libertação de Lula, à prisão de Moro e Dallagnol e à queda do governo.

A grande mídia, mesmo aquela que agora quer se mostrar “independente” da extrema-direita, simplesmente não tomou conhecimento das reportagens. É (mais uma) “operação abafa” para salvar o golpe de 2016.

Para quem deseja um resumo, as reportagens mostram:

  • que os procuradores da Lava Jato falavam abertamente sobre como atuar para impedir a vitória do PT nas eleições, por exemplo impedindo que Lula desse entrevistas à imprensa durante a campanha;
  • que Sergio Moro colaborou extensamente, de forma secreta, com os procuradores para ajudar a montar a acusação contra Lula, o que fere a ética e as regras processuais básicas, uma vez que, como juiz, ele seria obrigado a manter imparcialidade, em vez de ajudar a um dos lados (a acusação);
  • que mesmo às vésperas da apresentação da denúncia contra Lula, no caso do triplex, eles confessavam internamente que as provas que fundamentaram as acusações eram muito frágeis.


por Luiz Felipe Miguel, Professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB)  | Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -