A Embaixada da República de Angola em Timor-Leste foi inaugurada, em Díli, com a presença do Presidente da República, membros dos governos de Angola e de Timor-Leste, académicos, oficiais das forças armadas, dirigentes partidários, empresários, representantes da igreja católica e vários diplomatas.
O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola em Timor-Leste, José Andrade de Lemos, tornou pública uma «Nota de Imprensa» onde destacou a importância da “Cooperação Bilateral, com destaque para os domínios político e económico, bem como, ao nível da Cooperação Multilateral das Nações Unidas”.
Ensino da língua portuguesa na ASEAN para a sua internacionalização
Os governos de Timor-Leste e de Angola, conforme se pode ler na Nota de Imprensa, defendem que há necessidade de “expandir o Ensino da Língua Portuguesa na Região da ASEAN”.
As duas entidades, governos de Angola e de Timor-Leste, comungam a ideia da necessidade de se expandir o Ensino da Língua Portuguesa na Região dos Países do Sudeste Asiático, com vista a uma ampla internacionalização da mesma.

Mais de 200 convidados na inauguração da Embaixada de Angola
A Embaixada de Angola em Timor-Leste está localizada na Marginal de Díli, Avenida de Portugal, Praia dos Coqueiros, nº 68, em Díli, e foram convidadas cerca de 200 personalidades, das mais diversas proveniências, política, diplomática, cultural, científica, económica, religiosa, empresarial, o que é revelador da visão do Embaixador Andrade de Lemos em relação à dimensão da cooperação que Angola pretende desenvolver com Timor-Leste.
Em representação do Ministro das Relações Exteriores (MIREX) de Angola, esteve presente o Embaixador Osvaldo dos Santos Varela, Secretário de Estado para a Administração, Finanças e Património do MIREX, que inaugurou oficialmente, no passado dia 6, a Embaixada da República de Angola na República Democrática de Timor-Leste.

Da parte de Timor-Leste, marcaram presença o Presidente da República, José Ramos-Horta, a Vice-Presidente do Parlamento Nacional, Maria Teresinha Viegas, o novo Presidente do Tribunal do Recurso, Afonso Carmona, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Bendito dos Santos Freitas, o Ministro da Justiça, Sérgio de Jesus Fernandes da Costa Hornay, os Embaixadores de Portugal, Cuba e da União Europeia.
No seio das duas centenas de convidados, de forma mais reservada, testemunharam o acto, o General Falur Rate Laek, o Tenente-General Lere Anan Timur, Mari Alkatiri (Secretário-Geral da FRETILIN), Roque Rodrigues (Comissário Nacional do Instituto Internacional de Língua Portuguesa em Timor-Leste), o Pe. Joel Pinto (Reitor da Universidade Católica Timorense), M. Azancot de Menezes (Pró-Reitor da Universidade de Díli e Secretário-Geral do PST) e Abílio Araújo (Empresário), entre outros.