Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Julho 22, 2024

José Dias eleito presidente da Direcção Geral da AAC

AAC emblemaAssociação Académica de Coimbra tem novos dirigentes eleitos esta madrugada

Já passava das 4 horas desta madrugada quando se deu por terminada a contagem dos votos para a Direcção Geral e Mesa da Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (AAC) – a maior associação de estudantes do país e uma das maiores da Europa. O novo presidente é José Dias, da Lista F, que concorria contra a Lista A, liderada por João Carvalho, conquistando uma esmagadora vitória com 87.60 por cento dos votos.

Uma noite longa de contagem de votos, já tradicional na Academia de Coimbra, num ritual democrático que se repete todos os anos. Com cerca de 23 mil sócios com direito a voto (todos os alunos matriculados na Universidade de Coimbra) apenas 5418 eleitores votaram, o que se traduz numa abstenção de 76,14 por cento. Número próximos dos habituais na Academia coimbrã.

O novo presidente da Direcção Geral da AAC, José Dias é estudante de Gestão na Faculdade de Economia. Militante da JS já tinha sido vice-presidente nas últimas duas direcções, que foram marcadas por forte contestação por parte aac foto 2dos dirigentes estudantis de Coimbra à política do governo para o Ensino Superior. A Direcção Geral da AAC recusou mesmo um convite para almoçar com Passos Coelho e com os outros dirigentes associativos estudantis, preferindo manifestar-se na rua. Uma atitude que seria criticada pela maioria das outras academias.

O novo presidente da Académica de Coimbra – que também é o mais ecléctico emblema desportivo português e um dos maiores do Mundo – promete intensificar a luta pela “diminuição do valor da propina, pelo aumento do financiamento, pela melhoria do regulamento de atribuição de bolsas e pela revisão do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior”.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -