Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Maio 29, 2024

Vai-se o Verão, aumenta o desemprego no Algarve

iefp2

 

Passada a época alta turística, o desemprego voltou em força ao Algarve. De acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a região foi a que teve maior aumento de inscritos nos seus centros de emprego, em Outubro, em comparação com Setembro.

No final do mês passado estavam registadas nos centros de emprego algarvios 19.817 pessoas, mais 2.851 do que em Setembro (+16,8%).

Na generalidade do país também houve um aumento, mas numa percentagem muito menos acentuada. Passou de 538.713 para 542.030 (+0,6%) o número de inscritos registados pelo IEFP.

iefpContudo, quando se faz a comparação anual, os resultados são de sinal contrário. Em Outubro do ano passado havia mais 63.486 portugueses com ficha nestes centros, o que significa que, nos últimos doze meses, se registou uma diminuição de 10,5%. No Algarve, há menos 3.047 inscritos (-13,3%).

Mas se o número oficial de inscritos nos centros do IEFP não atinge os 550 mil, já o total de pedidos de emprego foi bem superior: 763.098. Para se chegar a este valor, em muito contribuíram os 133.858 portugueses classificados como ‘Ocupados’, o que significa que estão integrados em programas de emprego ou em formação profissional.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -