Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Outubro 16, 2021

Jovens saharauis desempregados em protesto

Isabel Lourenço
Observadora Internacional e colaboradora de porunsaharalibre.org

Um grupo de uma dezena de jovens saharauis desempregados da associação Alkasam (Promessa) realizaram hoje um protesto exigindo o direito ao trabalho.
Para conseguir manifestar-se o grupo subiu ao alto de um depósito de abastecimento de água, na Av. Meka em El Aaiun. Passaram duas horas antes que as autoridades de ocupação marroquinas conseguiram retirar à força os manifestantes.

Após terem sido obrigados a descer do depósito os jovens foram mal tratados pela polícia e levados à comissária. Os jovens foram sujeitos a identificação e interrogatório prolongado.

As manifestações de jovens desempregados Saharauis têm se multiplicado no último ano com acções de protesto criativas de resistência não violenta. Nos territórios ocupados o desemprego afecta quase todos os saharauis uma vez que os colonos marroquinos têm sempre primazia no acesso ao trabalho.

Num território de extrema riqueza a população saharaui é votada a um apartheid político, social e económico e ao empobrecimento forçado.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -