Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quinta-feira, Abril 25, 2024

Le Pen cai nas sondagens

O candidato presidencial francês independente Emmanuel Macron deve ultrapassar a líder do partido da Frente Nacional, Marine Le Pen, na primeira volta das próximas eleições presidenciais francesas, a 23 de Abril.

O favoritismo de Emmanuel Macron na corrida para a presidência da França fortaleceu-se; de acordo com dados de uma sondagem de intenção de voto divulgados nesta quinta-feira, o candidato do centro poderá derrotar a líder de extrema-direita Marine Le Pen tanto na primeira como na segunda volta turno da disputa.

A sondagem da empresa Harris Interactive revela que Macron poderá vencer a votação de 23 de Abril com 26 por cento dos votos e Le Pen poderá ficar na segunda posição com 25 por cento, o que os colocaria na segunda volta, a 7 de Maio, na qual Emmanuel Macron a derrotaria facilmente ficando com 65 por cento dos votos.

É a segunda sondagem, no intervalo de uma semana, que coloca o político de 39 anos à frente de Le Pen já na primeira volta, sinal de que o ex-ministro da Economia pode estar em processo de consolidação da sua posição a 45 dias do primeiro acto eleitoral.

Embora os resultados de Le Pen não tenham mudado em relação à última sondagem da Harris uma quinzena atrás, Macron cresceu seis pontos percentuais. A sondagem mais recente da Harris entrevistou 4.932 pessoas entre os dias 6 e 8 de Março.

Contudo, o factor surpresa pode revelar-se determinante numa corrida que continua difícil de prever; nomeadamente a decisão do actual presidente francês, o socialista François Hollande, de não concorrer à reeleição e as vitórias surpreendentes de pré-candidatos que os institutos de pesquisa tinham descartado nas primárias partidárias.

Além disso, escândalos financeiros envolveram Le Pen e o conservador François Fillon, ex-primeiro ministro [2007-2012] que, após um êxito inesperado na primária do partido Les Républicains (antigo UMP), ainda em Janeiro era dado como favorito para a conquista da presidência.

Na sondagem mais recente, Fillon, que tenta agora relançar uma campanha abalada por uma investigação judicial sob alegações de que teria pago à mulher por um trabalho de assistência parlamentar que ela pouco exerceu e a duas filhas, que terão sido funcionárias fantasmas pagas também com dinheiro público, aparece em terceiro lugar, na primeira volta, com 20 por cento dos votos.

Isto eliminaria o outrora líder da disputa, mas caso recupere o terreno nas próximas semanas e garanta uma vaga na segunda volta, enfrentando Le Pen, o ex-primeiro-ministro também a venceria por 59 por cento.

Nas duas simulações do 7 de Maio, a margem de derrota de Le Pen é maior do que em algumas pesquisas recentes. O seu chefe de campanha, David Rachline, minimizou os resultados desta quinta-feira, dizendo em referência à primeira volta: “A realidade neste momento é que Marine (Le Pen) está na frente em quase todas as pesquisas”.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

Sobreviventes a Salazar

Mentores espirituais

A História da Pide

- Publicidade -