Diário
Director

Independente
João de Sousa

Segunda-feira, Setembro 27, 2021

Lições de um Sonho mostra o esporte como cultura e pedagogia

Carolina Maria Ruy, em São Paulo
Pesquisadora, coordenadora do Centro de Memória Sindical e jornalista do site Radio Peão Brasil. Escreveu o livro "O mundo do trabalho no cinema", editou o livro de fotos "Arte de Rua" e, em 2017, a revista sobre os 100 anos da Greve Geral de 1917

O filme mostra a força da escola e do esporte na habilitação e na inserção dos jovens na vida social.

Mais do que o idioma, o professor Konrad Koch queria transmitir a alma da Inglaterra para seus alunos alemães. Para isto ele usou, como método educativo, um novo esporte criado pelos ingleses. Ganhando a confiança dos estudantes e vencendo, pouco a pouco, a resistência dos mais conservadores, Konrad consegue, enfim, introduzir o futebol na Alemanha.

Baseado em uma história real, Lições de um Sonho conta como o professor de inglês Konrad Koch, ao retornar de seus estudos na Universidade Oxford, Inglaterra, para a Alemanha, em 1874, usou o futebol como um instrumento pedagógico na transmissão de valores e regras aos seus alunos.

Na escola só para meninos em Braunschweing, onde lecionava, Koch enfrentou uma mentalidade de preconceitos e de discriminação social, repassada de geração a geração. A adoção do futebol por Konrad foi, desta forma, uma medida para envolver os alunos, buscando brechas para romper com o clima de hostilidade que pairava. Com isto ele poderia ensinar a língua inglesa e, ao mesmo tempo, dar lições de companheirismo, respeito e união aos garotos.

O filme mostra a força da escola e do esporte na habilitação e na inserção dos jovens na vida social. Esta fase escolar, entretanto, pode ter uma orientação segregacionista, com classes sociais rígidas que não se comunicam, ou pode ter uma orientação humanista, calcada no diálogo e na cooperação. Por meio desta complexa dinâmica, com progressos e regressos, as mentalidades evoluem e a sociedade se organiza. Nem sempre ganhando nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar.

Lições de um Sonho (Der ganz große traum)

Alemanha, 2011

Direção: Sebastian Grobler

Elenco: Daniel Brühl, Burghart Klaußner, Thomas Thieme, Justus von Dohnányi, Jürgen Tonkel, Vincent Kastner


Texto em português do Brasil

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -