Diário
Director

Independente
João de Sousa

Domingo, Maio 26, 2024

Rota Histórica promovida pelo Turismo de Portugal

Joaquim Ribeiro
Joaquim Ribeiro
Jornalista

linhas-torres

 

“O meu compromisso é trabalharmos em conjunto com as autarquias para identificar eventos catalisadores da rota e promovê-la internacionalmente através do Turismo de Portugal”, disse Ana Mendes Godinho durante a deslocação a um local que conhece bem, já que a família é de Torres Vedras.

A secretária de Estado considera que as Linhas de Torres têm um grande potencial turístico, ao “englobar turismo militar, turismo cultural, turismo de natureza e gastronomia”.

A visita à região de Ana Mendes Godinho teve sobretudo como objectivo dar a conhecer o trabalho de recuperação, salvaguarda e valorização do património das Linhas de Torres, aliado ao desenvolvimento turístico da região.

A jornada começou no Museu do Vinho de Bucelas e prosseguiu com uma visita ao Monumento às Linhas de Torres, em Alhandra; ao Centro Cultural do Morgado, em Arruda dos Vinhos, ao Forte do Alqueidão, Sobral de Monte Agraço; e à serra do Socorro, local central do posto de comunicações durante as Invasões Francesas.

A RHLT está actualmente a constituir-se em associação de direito privado, designada de Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras. Estão representados os seis municípios que integravam a Plataforma Intermunicipal (PILT): Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

As Linhas de Torres designam o conjunto das 152 fortificações e estradas militares construídas há 200 anos sob a orientação do general inglês Arthur Wellesley, conhecido por duque de Wellington, comandante das tropas luso-britânicas no período das Invasões Francesas, entre 1807 e 1814.

A RHLT recebe por ano cerca de 10 mil visitantes.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -