Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Dezembro 2, 2022

LISBON & ESTORIL FILM FESTIVAL O festival das artes

lisbon-and-estoril-film-festival

Wim Wenders, Nanni Moretti, Joaquim de Almeida, Jonatham Demme, David Gordon Green ou Laurie Andreson são alguns dos talentos VIP presentes na 9ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival, que decorre de 6 a 15 de Novembro. O produtor e director artístico do LEFFEST tem razões de sobra para estar satisfeito, pois tem de pé uma edição recheada de talentos, espalhados em muitos filmes notáveis pelas diversas secções, bem como a já habitual vertente dedicada à arte e literatura. Razões de sobra para ocupar os seus serões ou matinés com um menu festivaleiro bastante rico.

Cada vez mais a secção competitiva cresce de valor e identidade, desta feita com um conjunto de filmes que irão desafiar o gosto e decisão do júri multifacetado constituído pela realizadora Jessica Hausner, o fotógrafo Andrei A. Tarkovsky, o arquitecto Pedro Gadanho, o matemático Cédric Villani, o pianista Itamar Golan e a atriz Sabine Azéma. A ideia será cruzar filmes de jovens realizadores com alguns nomes já consagrados, numa recolha de 13 longas metragens que representam algumas das propostas mais aliciantes do ano. Assim, estre os consagrados Otar Iosseliani (Chant D’Iver), Jerzy Skolimowski (11 Minutes), Arnaud Desplechin (Trois Souvenirs da ma Jeunesse) ou Sharunas Bartas (Peace to us in our Dreams), teremos ainda a juventude de Brady Corbet (The Childhood of a Leader), Julio Hernández Cordón (Te Prometo Anarquia) ou João Salaviza (Montanha), entre outras propostas a descobrir.


paulo-branco

Já a secção fora de competição poderão ser vistos em antestreia alguns dos filmes mais aguardados para esta temporada. Estes são alguns dos absolutamente imperdíveis: Anomalisa, de Duke Johnson e Charlie Kaufman, 45 Years, de Andrew Haigh, El Clan, de Pablo Trapero, La Loi do Marché, de Stéphane Brizé, Heart of a Dog, de Laurie Anderson ou Profissionais da Crise, de David Gordon Green. Mas a lista é bem mais vasta.

Naturalmente, haverá muito mais a descobrir nestes dez dias dedicados ao cinema. A homenagem aos cineastas Jonathan Demme e Wim Wenders. Este último trás a Portugal o seu último filme Everything Will Be Fine, A seleção de Promessas de jovens realizadores que se estrearam este ano, bem como a exposição de fotografia com imagens captadas durante as rodagens dos filmes em Lisboa, O Estados das Coisas (1982) e Viagem a Lisboa (1994), que ficará patente no Museu de Água. De Jonathan Demme teremos oportunidade de recuperar a força da sua obra numa retrospectiva com muitos dos seus filmes. O LEFFEST dedica ainda homenagens ao actor e encenador Luis Miguel Cintra, onde será possível recordar muitos dos seus momentos marcantes em filmes de realizadores como Manoel de Oliveira, João César Monteiro, Paulo Rocha, João Botelho, entre muitos outros.

No entanto, a lista de homenagens é vasta e inclui os talentos de muito cineastas, como Barbet Schroeder, David Gordon Green, do escritor John Berger e outras personalidades e eventos. Difícil mesmo será selecionar as diversas propostas deste verdadeiro festival das artes.

(em actualização)

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -