Diário
Director

Independente
João de Sousa

Quarta-feira, Março 27, 2024

Lopito Feijóo no Maranhão-Brasil

Lopito Feijóo na Feira do Livro de São Luís do Maranhão – Brasil. Que decorre de 11 a 20 de Outubro.

O escritor, poeta, crítico literário angolano e colunista do Tornado, Lopito Feijóo, encontra-se na capital do Estado do Maranhão no Brasil, para participar da 13ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS) que acontece de 11 a 20 do corrente mês de Outubro e cuja cerimónia de lançamento decorreu no auditório do Centro Cultural e Administrativo do Ministério Público do Estado.

“O Brasil atemporal na obra de Aluísio Azevedo”, é o tema da 13ª edição deste que é o maior evento cultural e de fomento à leitura no Estado do Maranhão e, no evento deste ano, serão homenageados os escritores maranhenses Rosa Mochel e Dreifus Azobel, ambos comemorando o centenário do seu nascimento.

Convidado pela Secretaria Municipal da Cultura, o escritor angolano tem agendada a sua participação em duas mesas onde vai dissertar sobre a vida e a obra do poeta Agostinho Neto no dia 13 e sobre o panorama da literatura angolana do período pós-independência, no dia 15.

Ainda no decurso da feira Lopito Feijó participará de uma apresentação e sessão de autógrafos do seu livro intitulado “Coração Telúrico”, reeditado pela Essencial Editora de São Paulo, sendo primeira edição, esgotada, datada ano de 2014.

Segundo a Prefeitura da cidade, -promotora do evento-, a programação contemplará todas as idades e a Feira funcionará todos os dias das 10 às 22h. Numa área de 11.500 metros quadrados, serão mais de trinta ambientes com actividades acontecendo simultaneamente, oferecendo conforto e segurança aos visitantes e expositores. O público terá aceso a 300 editoras distribuídas em 70 standes de livreiros locais e de todo o Brasil.

Estão previstas mais de 600 actividades. Oficinas, seminários, contações de histórias, cursos e minicursos de escrita criativa, palestras, debates em cafés literários, rodas de conversa com poetas, escritores e intelectuais. Lançamentos de livros e promoções literárias, espectáculos e promoções teatrais terão também lugar nos 10 dias previstos para o evento que, em anteriores edições, contou com a presença e participação de várias personalidades nacionais e internacionais tais como: Nélida Piñon, Ariano Suassuna, Afonso Romano de Santana, Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, Salgado Maranhão, Ignácio Loiola Brandão, Caco Barcelos, Frei Beto, Paulo Lins, Daniel Mandukuru, Mary Del Priore e Negra Li, dentre outros, para além de uma importante gama de nomes locais.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

 

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Exit Costa

E agora Marcelo?

Governo Sombra?

A Lava Jato e seu epitáfio

Mais lidos

E agora Marcelo?

Mentores espirituais

Auto-retrato, Pablo Picasso

Governo Sombra?

- Publicidade -