Diário
Director

Independente
João de Sousa

Sexta-feira, Março 24, 2023

Lopito Feijóo participa das Correntes D’Escritas

O colunista do Jornal Tornado estará presente na Póvoa de Varzim.

O poeta e crítico literário, Lopito Feijóo, encontra-se na cidade portuguesa da Póvoa de Varzim, convidado, para participar, de 16 a 27 na 20ª edição do festival literário Correntes D’Escritas anualmente realizado em Portugal.

De acordo com a programação do evento, no dia 19 terça-feira, as 11 horas, acontecerá a cerimónia de abertura do encontro de escritores, presidida por sua Excelência o Presidente da República  portuguesa Professor Dr. Marcelo Rebelo de Sousa,  e será então feito o anúncio  dos prémios literários Casino da Póvoa, Correntes D’Escritas e outros, seguindo-se o apresentação e lançamento  de mais uma revista do evento, cujo dossier desta edição é dedicado a escritora Nélida Pigñon.

Na tarde do dia 19, está prevista a conferência de abertura a ser feita pelo Presidente da CPLP, Professor Jorge Carlos Fonseca que falará sobre “As Letras da Língua e a Mobilidade dos Criadores na CPLP”, na sala principal do Cine-Teatro Garrett.

No dia 20, na “Sala Geografia” das Galerias Euracini-2, o escritor angolano Lopito Feijóo, tem programada a sessão de lançamento e apresentação de mais uma obra literária intitulada EXPERIMENTAIS POÉPICOS cuja apresentação estará a cargo do escritor, José Alberto Marques. considerado pela crítica como sendo o «pai» do Experimentalismo português.

O livro, editado pela Editora das Letras, conta com uma centena de textos poéticos e, como no livro anterior, traz na capa uma pintura do artista moçambicano João Timane e um prefácio assinado pelo poeta experimentalista e crítico português Fernando Aguiar, para quem:

falar de “EXPERIMENTAIS POÉPICOS” é abordar uma obra complexa, de múltiplas vertentes e variados ritmos que o livro convoca à medida que é lido. No aspecto formal, é escrito através de poesia verbal, verbo-experimental, experimental ou prosa poética, recorrendo Lopito Feijóo K. à configuração expressiva que mais se adequa ao que pretende transmitir, sem a preocupação de uma conceptualidade estilística pré-definida. O que potencializa a já de si complexa riqueza temática e expressiva desta significativa colectânea de poemas.».

Ainda de acordo com a programação prevista, no dia 22, Lopito Feijóo encarrega-se da apresentação do inédito livro de poemas intitulado AS GARGALHADAS DE MESTRE JUJU da escritora Goretti Pina, santomense residente em Lisboa há cerca de duas décadas.

O Festival Correntes D’ Escritas, decorre anualmente na Póvoa de Varzim e é considerado o maior e mais antigo evento literário realizado em Portugal e reúne nesta edição cerca de 150 escritores do mundo de expressão Ibérica contando com mais de 40 lançamentos de obras literárias inéditas.


Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante  subscrevendo a Newsletter do Jornal Tornado. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -