Quinzenal
Director

Independente
João de Sousa

Sábado, Novembro 15, 2025

Lula venceria no 1º turno em todos os cenários, aponta pesquisa Quaest

Em quatro cenários testados, Lula tem mais de 50% dos votos válidos, ou seja, venceria a disputa ainda no primeiro turno.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera com folga a disputa pela Presidência da República, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8). Em quatro cenários testados, Lula tem mais de 50% dos votos válidos, ou seja, venceria a disputa ainda no primeiro turno.

Pela estimulada, Lula teria 46% dos votos; Bolsonaro, 23%; Sergio Moro viria em terceiro, com 10%; Ciro Gomes, na quarta posição, com 5%; João Doria (PSDB), com 2%; e Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe D’Ávila empatados com 1%. O número de brancos e nulos é de 7% e o de indecisos, 5%.

Lula também lidera na espontânea, quando os nomes não são apresentados ao entrevistado. Nessa situação, Lula tem 23%, Bolsonaro 15% e Ciro Gomes (1%).

Numa eventual disputa de segundo turno, o ex-presidente teria 55% dos votos contra 31% de Bolsonaro; 53% contra 29% de Sergio Moro; 54% contra 21% de Ciro Gomes; 57% contra 14% de João Doria; e 58% contra 13% de Rodrigo Pacheco.

Lula também é o que tem uma das menores rejeições, 43%, isto é, 21% a menos do que Bolsonaro, o seu principal adversário que bateu em 64%. Sergio Moro (61%), João Doria (59%) e Ciro Gomes (55%) também apresentam índices maiores do que o ex-presidente.

“Sobre a conjuntura o dado mais interessante da pesquisa é a volta da preocupação com a pandemia que variou de 55% em novembro para 62% em dezembro. Já parece ser o efeito do noticiário sobre a Ômicron!”, disse o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest.

A pesquisa foi realizada entre os dias 02 a 5 deste mês por meio de 2.037 entrevistas presenciais domiciliares em 120 municípios nas cinco regiões do país. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade.

Repercussão

O vice-líder do PCdoB na Câmara, Orlando Silva (SP), destaca que Lula venceria no primeiro turno, variando entre 46% e 48%. “É o menos rejeitado entre os primeiros. Bolsonaro patina em 24% e vai começar a se estapear com Moro. Com 64% de rejeição, Bolsonaro perde todos os cenários de segundo turno”, avaliou o deputado.

O deputado José Guimarães (PT-CE) ressalta também que o ex-presidente venceria todos e Bolsonaro não ganha de ninguém num possível 2º turno. “O Brasil sabe quem trabalha de fato e quer retomar o caminho da esperança!”, disse.

“Moro só não é mais rejeitado do que o Bolsonaro; 61% dizem que o conhecem e não votam nele. Já com Bozo esse índice é de 64%. Povo não quer a continuidade do genocida e nem juiz ladrão”, comemorou o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).


por Iram Alfaia | Texto em português do Brasil

Exclusivo Editorial PV / Tornado

Receba a nossa newsletter

Contorne o cinzentismo dominante subscrevendo a nossa Newsletter. Oferecemos-lhe ângulos de visão e análise que não encontrará disponíveis na imprensa mainstream.

- Publicidade -

Outros artigos

- Publicidade -

Últimas notícias

Mais lidos

- Publicidade -